Contexto: Estudantes da área de saúde apresentam altos níveis de estresse durante a sua formação e um consequente enrijecimento emocional, distanciando-se dos pacientes, familiares e de si. Estudos sobre práticas meditativas ou de aprendizado estruturado de autopercepção e técnica de relaxamento, realizados durante a formação do profissional da saúde, têm mostrado resultados positivos sob diversos aspectos emocionais. Neste sentido, objetiva-se com esta pesquisa, avaliar os efeitos de uma disciplina eletiva sobre práticas de atenção para a promoção da saúde integral, com base na espiritualidade e neurociência, para estudantes de enfermagem, fonoaudiologia e medicina da Universidade Federal de São Paulo, quanto ao manejo de emoções. Trata-se de um estudo de caso realizado com 38 estudantes dos cursos de graduação da referida universidade, divididos em dois grupos: experimental, com 24 estudantes que cursaram a disciplina; e controle, com 14 estudantes que não cursaram. Os grupos foram avaliados em dois momentos: pré-intervenção e pós-intervenção. A disciplina incluiu práticas meditativas de atenção focada, escaneamento corporal, atenção na respiração, coração aberto e gentileza, treinando a atenção plena por meio das percepções das sensações físicas, emoções e sentimentos e pensamentos. Os conteúdos teóricos e práticos foram contextualizados com o cultivo da espiritualidade e a relação com a neurociência. A disciplina eletiva teve duração de nove semanas, totalizando 36 horas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas grupais, escalas psicométricas e observação participante. Foram aplicadas as seguintes escalas: Percepção de Estresse (EPE-10), Atenção e Consciência Plena (MAAS), Afeto Positivo e Negativo (PANAS-X) e Índice de bem-estar-WHO5. As entrevistas grupais foram realizadas no início e ao final da disciplina eletiva. As observações participantes foram registradas durante a realização da disciplina. Os dados qualitativos foram analisados por meio da metodologia de análise categorial temática de conteúdo e os dados quantitativos por meio de análise estatístico descritivo e comparativo. Como resultado principal, apresentaram-se alterações significativas entre a pré e a pós-intervenção nos escores da escala de afeto positivo e negativo (PANAS-X). As demais variáveis não exibiram diferença significante (p>0,05). Os resultados qualitativos revelaram cinco categorias de análise: 1) sinto-me responsável por todos, quase como um super-herói; 2) busca pelo autoconhecimento e autocontrole; 3) dificuldade de viver o momento presente e a ansiedade de controlar o futuro; 4) a prática meditativa de atenção plena para a autopercepção e o manejo de emoções; 5) a experiência marcada pela tranquilidade, e a gentileza, pela espiritualidade. Conclusão: a disciplina promoveu saúde integral com redução de afetos negativos, com habilidades para o manejo de emoções e o cultivo da espiritualidade.