A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem ganhado destaque nos últimos anos,
principalmente em função de investimentos e melhorias nas políticas públicas e programas que
aumentaram o número de vagas e de instituições de ensino de nível técnico e profissional no
Brasil. Nesse contexto, os Sistemas de Informação (SI) Educacenso, Sistema Nacional de
Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) e Plataforma Nilo Peçanha
(PNP) destacam-se como ferramentas de obtenção de dados que dão suporte ao planejamento,
execução e controle de ações voltadas à EPT. A partir da identificação de desconformidades e
dificuldades de inserções, funcionamento e divulgação de resultados desses SI, tendo em vista
sua relevância para a gestão pública, percebeu-se a necessidade de estudá-los, a fim de se
elencar pontos que precisam ser melhorados, contribuindo, assim, com a qualificação e
confiabilidade dos dados declarados. Quanto a sua metodologia, o presente trabalho é descrito
como uma pesquisa exploratória aplicada, de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso,
produzido mediante a aplicação de entrevistas semiestruturadas realizadas com pessoas
responsáveis pelos abastecimentos dos SI pesquisados em estabelecimentos de ensino
pertencentes a Rede Privada e as Redes Pública Municipal, Estadual e Federal do município de
Santa Maria, no Rio Grande do Sul. De maneira geral, esta pesquisa buscou analisar cada SI,
compreendendo seus propósitos e funcionalidades, identificando suas principais dificuldades,
sob a ótica dos usuários responsáveis por seus preenchimentos. Constatou-se que os sistemas
não funcionam conforme o planejado, que possuem uma série de instabilidades e problemas em
seus mecanismos de treinamento, coleta, armazenamento, fiscalização e análise de dados, além
do fato de seus usuários não conhecerem a importância de seus trabalhos e não compreenderem
o que é e para que serve cada sistema. A falta de integração, comunicação e fluidez de
informações entre setores e órgãos governamentais parece ser um grande empecilho à
construção de uma visão global, que facilitaria a proposição de estratégias e medidas mais
assertivas e eficientes acerca da educação nacional.