A mobilidade urbana é um dos principais problemas nas grandes cidades contemporâneas,
conforme já relatara Eduardo de Vasconcellos, e que vem se agravando no Brasil pela falta de
planejamento e projetos adequados para acompanhar a evolução do processo de urbanização,
como ressalta Frederico de Holanda. Embora a literatura descreva diversas teorias,
metodologias e técnicas, para apontar os problemas das grandes cidades, o repertório
empírico para medir o desempenho da mobilidade é ainda uma matéria complexa e de difícil
compreensão, principalmente quando levamos em consideração o bem-estar e a qualidade de
vida da população. Esta pesquisa se propôs então analisar a relação entre a configuração do
espaço urbano e as principais variáveis que afetam o desempenho da mobilidade urbana,
como a densidade, compacidade, integração e conectividade. A Sintaxe Espacial foi utilizada
como metodologia da teoria da lógica social do espaço de Bill Hillier e Julienne Hanson, para
analisar os efeitos da configuração espacial na mobilidade urbana, sendo levantados os dados,
indicadores e índices nos principais órgãos de pesquisa em um único Modelo Urbano
Integrado. Assim foi realizada a construção de mapas temáticos por meio de análise
multicritério, com o software QGIS, e selecionadas as variáreis significativas por meio de
correlações estatísticas, de acordo com George Casella e Roger Berger. Como resultado desta
avaliação configuracional do espaço, foi possível estabelecer critérios objetivos para avaliar as
condições existentes de forma automática e simplificada. Com isso, identificou-se, por
exemplo, que 68% das vias mais integradas do sistema viário do Distrito Federal, fazem parte
do itinerário dos ônibus pertencentes ao sistema de transporte público coletivo, além de medir
o desempenho da cobertura das rotas de ônibus, que não oferecem acessibilidade a 17% da
população urbana da capital brasileira. Desta forma, este estudo identificou diversas variáveis
da configuração espacial que se correlacionam estatisticamente com o sistema de mobilidade
urbana, possibilitando a medição do seu desempenho e, pela Sintaxe Espacial, visualizá-lo
neste sistema complexo, cujo método, pode facilmente ser replicado nas cidades de todo o
mundo.