Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
ARQUITETURA E URBANISMO (53001010042P8)
DINÂMICAS URBANAS E OPERAÇÕES AEROPORTUÁRIAS: O Estudo do Aeroporto de Congonhas-SP.
EDSON SANTOS DA SILVA
DISSERTAÇÃO
16/04/2018

A partir da segunda guerra mundial houve um salto na indústria da aviação em todo o mundo. No Brasil as transformações e investimentos no setor datam de 1927 com o voo inaugural da primeira empresa Brasileira de aviação civil, um consorciado VARIG e o Sindicado Condor, então Cruzeiro do Sul. Nesse mesmo período foram construídos os primeiros aeroportos que, inicialmente, fixaram-se nas periferias das cidades afastados dos conglomerados urbanos. Entretanto, com o êxodo rural e o crescimento urbano, a começar da década de 1950, o entorno do equipamento aeroportuário passou a tornar-se densamente povoado, por consequência, usos e ocupações incompatíveis com as atividades aeroportuárias irrompem ao chamado encroachment, isto é, a invasão de determinados espaços, sujeitando uma significativa parcela da população a efeitos negativos, como a exemplo dos ruídos oriundos das operações aeroportuárias. Em meio as constantes dinâmicas do crescimento urbano e o aumento das operações aeroportuárias a partir de 1970, tornaram-se imprescindíveis as orientações legais que levassem à integração entre as atividades aeroportuárias e as ocupações em seu entorno. Este trabalho levanta os conflitos entre as legislações aeroportuárias e urbanas buscando identificar incompatibilidades, e ausências de instrumentos de modo a gerar possibilidades de gestão eficaz do espaço urbano viabilizando os equipamentos aeroportuários. A pesquisa visa orientar a integração entre legislações visando o pleno desenvolvimento urbano e aeroportuário.

Aeroporto;Urbanismo, Zoneamento, Legislações
Since World War II there has been a leap in the aviation industry all over the world. In Brazil, the transformations and investments in the sector date from 1927 with the inaugural flight of the first Brazilian civil aviation company, a consortium VARIG and the Syndicate Condor, then Cruzeiro do Sul. During that same period the first airports were built, are located on the outskirts of cities far from urban conglomerates. However, with the rural exodus and urban growth, beginning in the 1950s, the surroundings of airport equipment became densely populated, consequently, uses and occupations incompatible with airport activities erupt into the so-called encroachment, that is, the invasion of certain spaces, subjecting a significant portion of the population to negative effects, such as noise from airport operations. Amidst the constant dynamics of urban growth and the increase in airport operations since 1970, legal guidelines that led to the integration of airport activities and occupations in its environment became essential. This work raises the conflicts between the airport and urban laws, trying to identify incompatibilities, and absences of instruments in order to generate possibilities of effective management of the urban space, making feasible the airport equipment. The research aims to guide the integration between legislation aiming at full urban and airport development.
Airport;Urbanization, Zoning, Legislation
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

PROJETO E PLANEJAMENTO
PROJETO E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
ATIBUTOS ESPACIAIS DA QUALIDADE DE VIDA E AMBIENTAL URBANA

Banca Examinadora

MARCOS THADEU QUEIROZ MAGALHAES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
YAEKO YAMASHITA Participante Externo
MARIA DO CARMO DE LIMA BEZERRA Docente - PERMANENTE
MARCOS THADEU QUEIROZ MAGALHAES Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Outros
Sim