Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Educação (33009015083P7)
José Ribeiro Escobar: trajetória intelectual e profissional (1903-1938)”
ANA MARIA ANTUNES DE CAMPOS
DISSERTAÇÃO
04/05/2018

A finalidade deste trabalho é reconstituir a trajetória profissional e intelectual de José Ribeiro Escobar no período de 1903 a 1938, para compreensão de seu papel na educação brasileira. Foram encontradas em trabalhos (livros, teses, dissertações e artigos) de História da Educação, diversas citações referentes a José Ribeiro Escobar, o que sugere sua importância para a educação brasileira; no entanto nenhum trabalho foi dedicado a ele. Como principais fontes de análise, esta pesquisa de natureza historiográfica se utiliza de textos de José Ribeiro Escobar publicados nas Revistas de Educação, Revista da Sociedade de Educação, Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Paulista, dentre outras, bem como de documentação relativa à sua participação na Sociedade Brasileira de Educação e Ensino, nos Inquéritos sobre a instrução pública e na reforma de Pernambuco de 1928 a 1930. Por meio de uma rede de sociabilidade José Ribeiro Escobar participou de distintas atividades na instrução pública, dentre elas, foi convidado para participar da Reforma Carneiro Leão em Pernambuco e a exercer o cargo de Diretor Técnico da Instrução Pública em Pernambuco em 1929. Para compreender como essa rede de sociabilidade o impulsionou no meio acadêmico e na instrução pública, será utilizado como aporte os conceitos de Sirinelli, Gramsci, Pécaut e Miceli. Os estudos desses teóricos ajudam a compreender como as redes de sociabilidades são determinantes sobre a atuação de José Ribeiro Escobar, a explicar algumas de suas atitudes concretas durante o tempo que exerceu cargos públicos e em suas publicações. Serão analisadas sua trajetória na instrução pública e sua pedagogia, ou seja, os princípios e métodos educativos que formavam sua concepção enquanto educador e intelectual. O ponto de partida dessa reconstrução será 1903 quando José Ribeiro Escobar se forma e busca uma colocação profissional, como professor, até sua morte em 1938.

José Ribeiro Escobar;Escola Normal da Capital;Periódicos Educacionais;Rede de Sociabilidade;Educação Paulista.
The purpose of this monography is to reconstruct the professional and intellectual trajectory of José Ribeiro Escobar from 1903 to 1938, in order to understand his role in Brazilian education. Several citations referring to José Ribeiro Escobar were found in works (books, theses, dissertations and articles) about History of Education, which demonstrates his importance for Brazilian education; nevertheless, at the present time, no work was dedicated to him. This research of historiographic essence suggests the utilization, as main sources for analysis, the texts of José Ribeiro Escobar published in the Education Magazines, Journal of the Society of Education, São Paulo Journal of Teaching of the Beneficent Association of the Professorship, among others; and his participation in the Brazilian Society of Education and Teaching, in the inquiries about public education pools and in the reform of the education system in Pernambuco. José Ribeiro Escobar participated in different activities in public education by mean of his network of sociability. Among these activities, he participated in the Carneiro Leão Reform of the Education in Pernambuco from 1928 to 1930 and assumed the position of Technical Director of Education in Pernambuco in 1929. In order to understand how this network of sociability contributed to raise his reputation in academic circles and in public education, the concepts of Sirinelli, Gramsci, Pécaut and Miceli will be used as input. The studies of these theorists help to understand how the networks of sociabilities are determinant on the performance of José Ribeiro Escobar, and they are able to explain some of his achievements during the time he held public positions and in his publications. His trajectory will be analyzed in the public education and its pedagogy, that is, the principles and educational methods that formed his conception as an educator and an intellectual person. The starting point for this reconstruction will be the year of 1903 when José Ribeiro Escobar has been graduated and sought a placement as a teacher until his death in 1938.
José Ribeiro Escobar;Normal School of the Capital;Educational Newspapers;Network of Sociability;Education Paulista.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: SUJEITOS, OBJETOS E PRÁTICAS
Internacionalização e nacionalização de projetos educacionais: de 1850 a 1940

Banca Examinadora

MIRIAN JORGE WARDE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CLAUDIA PANIZZOLO Docente - PERMANENTE
CARLOS ROBERTO DA SILVA MONARCHA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim