Esta investigação tem por objetivo apresentar as percepções dos docentes e especialistas da educação, da rede municipal de Santos (SP), sobre como a organização da carreira no magistério municipal, e da própria rede de ensino, repercutem sobre o trabalho que realizam e, consequentemente, na valorização profissional. A hipótese que guia esta pesquisa é a existência de uma forte hierarquização entre as duas categorias docentes, Professor Adjunto (PAD) e Professor de Educação Básica (PEB), bem como entre os Especialistas de Educação I (Assistente de Direção, Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional), II (Diretor de Unidade de Ensino) e III (Supervisor de Ensino), causada pelo modo como a carreira está organizada, o que interfere no trabalho dos docentes, dos especialistas e na valorização do trabalho desenvolvido por estes profissionais. Para a realização da pesquisa foram adotados como procedimentos de coleta de dados a análise documental (Estatuto e Plano de Carreira docente, além de outros documentos normativos produzidos pela administração municipal), bem como entrevistas semiestruturadas com os docentes e especialistas de educação (diretores de escola, assistentes de direção, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e supervisores escolares). Para a análise dos documentos, sobretudo os de caráter normativo, foram observadas as orientações e contribuições de Ozga (2000), Shiroma et AL (2005) e Cellard (2008) e, para o tratamento das entrevistas, observadas as recomendações de Bourdieu (2008) e Duarte (2004). Como fundamentação, a pesquisa adotou como referencial teórico as contribuições do sociólogo francês Pierre Bourdieu, com destaque para os conceitos de “poder simbólico”, “campo” e “distinção”. A investigação nos permitiu concluir que existe, de fato, a construção de uma cultura que estabelece diferentes graus de importância entre os profissionais do magistério santista, mesmo quando realizam atividades idênticas, resultando em significativo processo de hierarquização e distinção. Embora tal processo seja reforçado pelo modo como a carreira está organizada, a raiz desse problema não pode ser creditada exclusivamente a essa organização sem uma investigação mais detalhada da história da carreira docente no Brasil na perspectiva da implementação de planos, estatutos e