Esta pesquisa teve por finalidade investigar e analisar a Escola Normal de Uberaba em seu primeiro período de existência, entre os anos de 1881 e 1905. Traçamos como objetivos principais, recuperar a memória e o cotidiano desse estabelecimento de ensino e compreender as razões que levaram a cidade de Uberaba, MG a ser a escolhida para encampar a primeira instituição de formação e certificação de professores do Triângulo Mineiro, uma das oito surgidas na Província de Minas Gerais entre 1870 e 1883. Nossa hipótese para que este município tenha sido o escolhido é a do seu desenvolvimento econômico em uma região que se projetava nacionalmente. O presente trabalho foi embasado na literatura especializada e na análise e interpretação de fontes primárias, tendo como suporte metodológico para a investigação e escrita textual a história nova. O exame de documentos primários permitiu-nos resgatar aspectos de um cotidiano há tempos esquecido, tomemos como exemplo o fato de a sociedade encarcerar seus dementes em presídios, drama vivido pelo professor e ex-diretor Antônio Mamede de Oliveira Coutinho. A análise das fontes fizeram com que questões inerentes ao período de existência da instituição viessem a tona, como a expansão e profissionalização do magistério, o processo inicial da inversão de gênero na profissão docente, os primórdios da coeducação e o desejo de sua laicização, manifestado por alguns lentes ligados ao movimento republicano local. Na perspectiva de evidenciar fatos relativos ao cotidiano escolar, os documentos revelaram a presença de um ensino tradicional, voltado à memorização e um currículo que contemplava o ensino religioso católico, contexto característico de uma sociedade que vivenciava o Padroado. O que nos permitiu levantar a hipótese de que havia um peso doutrinal, na instrução dos alunos, que se ligava ao catolicismo. O aprofundamento da análise da documentação confirmou essa hipótese. Em oposição a essa conjuntura, alguns professores se colocaram contra o ensino do catecismo, numa proposta de secularização do mesmo, uma das bandeiras defendidas pelos republicanos. Esse e outros debates que ocorriam em âmbito nacional se fizeram presentes no interior da Escola Normal de Uberaba. A identificação dessas questões foi um dos resultados que julgamos relevantes em nossa pesquisa. Entre outros resultados alcançados, destacamos a recuperação de documentos inéditos, a constatação de que a escola, de fato, contribuiu com a formação de docentes para o magistério regional, para a disseminação do letramento e para a ampliação da influência regional de Uberaba no cenário educacional mineiro. O trabalho demonstrou que havia situações de debilidades que foram apagadas pelo tempo e que não foram registradas pelos escritores memorialistas, como o fato de a euforia inicial, motivada pela instalação da instituição, ter ofuscado pontos negativos, dentre os quais uma infraestrutura precária em termos de prédio e equipamentos. Outra debilidade foi a falta de local próprio que acompanhou a trajetória da escola, levando-nos a constatar que ela dependeu da boa vontade de dirigentes políticos locais ligados ao Partido Liberal. Estes aproveitaram a situação para aparelhar politicamente o estabelecimento de ensino, loteando boa parte de seus cargos entre correligionários. A escola, desta forma, se tornou um ambiente de disputas políticas, conjuntura não modificada com o advento da República. Nossa pesquisa evidenciou que estar no centro de tais disputas e conviver com debilidades diversas foram elementos negativos na trajetória dessa Escola Normal.