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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO (33052018003P8)
Avaliação da aprendizagem na Educação Básica – estado do conhecimento (2008 a 2017)
MARLI RIBEIRO RODRIGUES GINOZA
DISSERTAÇÃO
21/08/2018

A avaliação da aprendizagem na Educação Básica é a centralidade desta pesquisa, com o propósito de estudar uma amostragem de 85 artigos acadêmicos no período de 2008 a 2017. Refere-se ao estado do conhecimento registrado neste período. Em um primeiro momento foram feitas as considerações iniciais sobre o tema, com base teórica em Luckesi, Perrenoud, Hoffman, Depresbiteris, dentre outros. Após leitura e sistematização dos artigos, foram organizados dois eixos de análise: 1) Avaliação da aprendizagem – pesquisas de campo; 2) Estudos argumentativos sobre a avaliação da aprendizagem. O estudo caracterizou-se como um levantamento bibliográfico, sistemático, analítico e crítico de produções acadêmicas e científicas e buscou compor uma metodologia de caráter inventariante. Após análise dos artigos dos respectivos eixos, concluiu-se que no período delimitado, a pesquisa avançou no campo da avaliação da aprendizagem, embora com críticas à avaliação classificatória embasadas no forte argumento de que a escola deveria praticar a avaliação da aprendizagem na perspectiva formativa. As principais constatações da última década (2008-2017) sobre esta temática revelaram a necessidade de se praticar a avaliação contínua, diagnóstica e formativa, diversificar os instrumentos avaliativos, considerar as especificidades de cada componente curricular no momento de avaliar; exigir do docente o preparo técnico para avaliar não somente aspectos cognitivos, mas também psicológicos e sociais envolvidos no aprendizado discente; partindo do estudante como o sujeito da aprendizagem desenvolvendo habilidades e competências, considerando que o ponto de chegada é o currículo.

Estado do conhecimento;avaliação da aprendizagem;Educação Básica
This paper aims to present the learning assessment in Basic Education. For this reason, we studied 85 academic articles samplings written between 2008 and 2017. It refers to the state of knowledge registered during this time. First, we made some initial observations about the theme of this paper with theoretical base on Luckesi, Perrenoud, Hoffman, Depresbiteris, among others. After reading and systemitizing the articles, we organized them into two analysis axes: 1) Learning Assessment – field survey; 2) Argumentative studies about the learning assessment. This study was characterized as a bibliografic, systematic, analytical and critical inventory of the academic and scientific papers and it intended to make an inventorial methodogy. After analyzing the articles regarding the two main axes, we concluded that in the definied period, the research advanced in the learning assessment field, thus being criticized due to the classification assessment based on the strong argument that the school should practice the learning assessment in the formative perspective. The main discoveries of the last decade (2008 – 2017) about learning assessment here discussed, presented the need of applying continuing, diagnostic and formative assessment, diversify the assessment methods, take into consideration the features of each curricular component during the assessement time; require teachers the technical training to assess not only the cognitive, but also the psycological and the social aspects, that are involved in the student‟s learning process; starting with the student as the learning subject, who develops skills and competences, considering that the starting point is the curriculum.
state of knowledge;learning assessment;Basic Education
1
177
PORTUGUES
UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
Marli R. Rodrigues Ginoza 2018.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
A GESTÃO DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES (2008/2019): ESTADO DO CONHECIMENTO

Banca Examinadora

ANGELA MARIA MARTINS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ADELINA DE OLIVEIRA NOVAES Docente - PERMANENTE
CRISTIANE MACHADO Docente - COLABORADOR

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
SECID - SOCIEDADE EDUCACIONAL CIDADE DE SAO PAULO LTDA - Outro Auxílio Financeiro 29

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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