Esta pesquisa trata do universo composicional de Elpídio dos Santos (1909-1970), com direcionamento para o gênero cancional caipira, área na qual o compositor obteve maior reconhecimento durante sua trajetória musical. Concebeu, ao longo de quatro décadas de atividade, cerca de mil obras nos mais variados gêneros, figurando entre os principais: caipira, samba, choro, valsa, baião, marchinha e samba-canção, embora, apenas cerca de setenta canções tenham sido gravadas. Notabilizou-se principalmente entre as décadas de 1950 e 1960 ao compor diversas trilhas musicais para filmes de Mazzaropi, tendo sido seu compositor preferido para essa missão. Estando evidente que a maior parte de sua obra continua inexplorada, o cancioneiro caipira inédito do compositor pareceu ser objeto significativo a ser pesquisado. Efetuou-se, então, uma busca em seus registros originais, cujo acesso foi gentilmente autorizado por Maria Aparecida dos Santos, uma de suas filhas, responsável pela manutenção do acervo. Foram então detectados, sob forma manuscrita e datilografada, letras de canções, poemas e partituras para diversos instrumentos. Inicialmente a dissertação apresenta o universo composicional de Elpídio, bem como uma incursão na idiossincrasia do caipira e no lirismo singelo que emana dessa imagética. Amparou-se em várias representações desse modelo ao longo dos tempos, presentes em alguns poetas românticos oitocentistas, bem como em outros autores e compositores dos primeiros decênios do século XX, até a fixação de seu arquétipo no imaginário popular. Nessa tarefa, recorreu-se a textos que tratam da esfera literária, folclórica, musical, bem como sobre discurso e oralidade. Foram, ainda, analisadas algumas letras de canções inéditas selecionadas a partir das formas caipiras praticados pelo compositor, como cururu (tradicional), batuque (de origem africana) e guarânia (de influência latino-americana), mostrando a diversidade de sua produção caipira com foco na parcela poética, ou seja, em elementos referentes a métrica, estilo, forma, temática e voz do sujeito. Por meio de seleção, levantamento, transcrição e análise dos registros pesquisados, foi concebida uma antologia comentada ao final da dissertação. A incursão neste universo cancional de Elpídio dos Santos tem como proposta valorizar e preservar a memória do compositor, trazendo à luz uma visão geral de seu discurso poético-musical, bem como dirigir o olhar para a relevância cultural da música caipira para nosso povo.