O estudo de inglês como língua estrangeira remete ao enfoque em aspectos culturais desse
idioma, trazendo à tona questionamentos sobre como estes podem ser abordados durante as
aulas de forma a gerar reflexões pelos alunos. O presente trabalho apresenta uma análise sobre
os aspectos culturais a partir dos gêneros textuais no livro Circles I (2016), livro didático
previamente examinado e selecionado por uma comissão nomeada pelo governo federal – de
acordo com o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD-2018) e, posteriormente, escolhido
por professores da rede pública de ensino. Este estudo se mostrou relevante, tanto por trazer a
interação entre cultura e gêneros textuais, visto que as pesquisas costumam considerar um
aspecto ou outro e não a relação entre ambos, quanto por evidenciar a importância do estudo
de cultura em livros didáticos do ensino médio. A pesquisa se deu com base nos conceitos de
cultura defendidos por Salomão (2015), Dourado e Poshar (2010), Kumaravadivelu (2002,
2003), Moran (2001), Kramsch (1993, 1998, 2009, 2011), bem como conceitos sobre gêneros
textuais conforme Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (2011), Marchuschi (2002, 2003,
2008, 2011), Hammond e Derewianka (2001), entre outros. Trata-se de uma pesquisa
documental na qual se analisa um livro didático em uma perspectiva qualitativa interpretativa.
Tendo em vista que a coleção Circles (2016) é pautada no ensino por meio de gêneros
textuais, este trabalho busca compreender que tipos de gêneros estão presentes no livro
didático Circles I (2016) e como contribuem para abordar o componente cultural em sua
proposta de ensino. Os resultados mostram que os gêneros textuais utilizados no LD
contribuem para a identificação dos aspectos culturais, visto que apresentam cultura de forma
reflexiva de diferentes maneiras, como comunidades, produtos, práticas, pessoas e
perspectivas, indo além da visão superficial que geralmente aborda informações e
curiosidades sobre o outro de modo homogêneo, estático e idealizado.