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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
FILOSOFIA (31001017022P1)
Criador, Autor, Proprietário Das imagens que somos à partilha do imaginário
VICTOR GALDINO ALVES DE SOUZA
TESE
26/06/2018

Partindo do “Eu”, esta tese busca avaliar o funcionamento da mente humana enquanto um conjunto de ilusões fundamentais para nosso cotidiano e para toda a produção de conhecimento, tanto em termos de imagens que são ferramentas usadas para nos orientarmos no mundo, quanto em termos de produções culturais parasitárias que inflam as imagens com as quais nos identificamos para além de seus usos naturais. Para isso, diferentes narrativas são apresentadas sob a forma de capítulos, oferecendo perspectivas alternativas para os mesmos problemas. Variadas disciplinas e uma multiplicidade significativa de referências são mobilizadas não apenas para permitir esses deslocamentos visuais e imaginativos, mas para apontar também uma característica intrínseca de todo processo criativo: o rearranjo de recursos que temos disponíveis, eventualmente marcado por uma assinatura singular quando esse processo resulta em um produto concreto. Esse rearranjo, frequentemente realizado de maneira não-consciente, e constantemente mascarado por um Eu-Criador que nos serve como uma imagem unificada do que somos enquanto seres dotados de criatividade, acaba sendo traduzido como uma coleção de ideias próprias, remetendo a um Eu-Autor responsável por nos iludir quanto à proveniência do que criamos, de modo que eventualmente pensamos os processos criativos que circulam por nossas mentes como algo que possuímos, como algo pertencente a um Eu-Proprietário. O objetivo desta tese é argumentar que, embora essas três funções transcendentais do Eu sejam aparentemente inofensivas, seu poder ilusório é eventualmente voltado para fins diversos quando um imaginário social vinculado a uma cultura específica nos fornece certas imagens a serem incorporadas à constelação imaginária que chamamos de “Eu”. Por isso, esta tese também visa uma análise da constituição de imaginários e das possibilidades de rompermos com as fronteiras do impossível e do necessário em direção a outras formas de vida que nos permitam lidar melhor com as imagens do que somos, reconhecendo que elas servem a fins de navegação pelo mundo da experiência e não são retratos de qualquer essência. Por fim, a tese resulta em considerações sobre os usos da linguagem na Filosofia e a sua relação com o que podemos chamar de “imaginário filosófico”.

Autoria;Comum;Criação;Imaginário;Propriedade
Beginning from the Self, this thesis is an analysis of the working of the human mind as an ensemble of illusions which are central to our daily lives and to all knowledge production, both in terms of a practical use of images as tools of navigation in the world and of the transformation of such images we use to identify ourselves beyond their natural use, something achieved by parasitic cultural constructions. To do so, different narratives are presented as different chapters, providing alternate perspectives related to the same problems. Various disciplines and a multiplicity of references are mobilized to allow such visual and imaginative displacements and to present something characteristic of our creative processes: the rearrangement of available resources, eventually marked by a singular signature when such processes become a concrete product. This rearrangement, often done in a non-conscious manner, constantly masked by an I-Creator that gives us an unified image of what we are as creative beings, can be translated as a collection of ideas that are ours because of an I-Author responsible for giving us an illusion about the origin of such ideas, so we end up thinking of the creative processes in our minds as something we possess, something belonging to an I-Proprietary. The objective of this thesis is to argue that, even though these I-functions are transcendental and apparently harmless, their illusory powers can be used to different ends when a social imaginary associated to a specific culture provides us with certain images that must be incorporated to the imaginary constellation of images we call the “I” or “self”. Hence this work is also an analysis of the constitution of imaginaries and of the possible changes to the boundaries of the necessary and the impossible that will allow us to move towards alternate forms of life which would give us a better way to deal with the images of what we are, by acknowledging their practical uses as tools of navigation in the world of experience and denying them the power to provide a picture of any kind of essence. Finally, this thesis also results in remarks about the uses of language in Philosophy and their relation to what we may call “philosophical imaginary”.
Authorship;Common;Imaginary;Property;Creation
1
230
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
DT-Victor Galdino Alves de Souza.pdf

Contexto

FILOSOFIA
HISTÓRIA DA FILOSOFIA
FILOSOFIA DA ALTERIDADE: segunda fase

Banca Examinadora

CARLA RODRIGUES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CARLA RODRIGUES Docente - PERMANENTE
ULYSSES PINHEIRO Participante Externo
FERNANDO ANTONIO SOARES FRAGOZO Docente - PERMANENTE
VLADIMIR MENEZES VIEIRA Participante Externo
PATRICIA REINHEIMER Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - Bolsa de Doutorado no País GD 25
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 3
FUNDACAO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-FAPERJ - PROGRAMA BOLSA NOTA 10 - FAPERJ 20

Vínculo

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Sim
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