Introdução: A interprofissionalidade apresenta-se como condição da integralidade na assistência à saúde, fruto do esforço e confluência de vários saberes do espaço concreto e singular do serviço de saúde, com o trabalho organizado de forma cooperativa, contemplando atividades e rotinas que refletem a aprendizagem com e sobre os diferentes integrantes da equipe de saúde. Conhecer possibilidades de interação construtiva e dialogada, implica conhecer a totalidade do processo de trabalho. Objetivo: Compreender e analisar o processo educativo em equipe no formato interprofissional participativo, numa perspectiva andragógica, por meio da implantação de uma ação educativa de prevenção de broncoaspiração em unidade de terapia intensiva de um hospital universitário de São Paulo. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa em que utilizou-se a estratégia metodológica da pesquisa-ação. Foi implementada uma ação educativa organizada por meio de grupos focais interprofissionais, compostos por enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas e técnicos de enfermagem, para a construção coletiva de um protocolo de prevenção de broncoaspiração, pautada na teoria da andragogia. Na sequência foi realizado um treinamento interprofissional sobre o protocolo com os colaboradores da equipe multiprofissional da UTI. Na fase da avaliação, procedeu-se o comparativo entre o pré e pós-ação educativa em que foram realizadas as coletas de dados dos cuidados envolvendo prevenção de broncoaspiração por meio de questionário, observação sistemática beira leito e análise de prontuário. E as técnicas de entrevistas individuais e grupo focal com a equipe multiprofissional e com os colaboradores que participaram do treinamento. Resultados: Os encontros por meio dos grupos focais e as entrevistas, mostraram que a interação proporcionada pela ação educativa, trouxe maior compreensão sobre o processo educativo interprofissional e fortaleceu a conscientização da importância de se estabelecer relações de aprendizagem na equipe de trabalho, motivando a equipe na busca de estratégias para intensificar este intercambio educativo interprofissional, por meio da proposta de organização deliberada pelo grupo de realizar visitas multiprofissionais periódicas. Os dados objetivos pós-ação educativa, demonstraram diferenças estatísticas significantes, como o aumento no desempenho de notas dos enfermeiros e técnicos de enfermagem nos questionários, além de significante evolução na realização de ações de prevenção de broncoaspiração na observação sistemática em campo, como a padronização do destino conferido ao volume residual gástrico, e no registro em prontuário, sobre a mensuração da pressão de cuff e higiene oral. O bom desempenho desses profissionais de enfermagem pode ser atribuído ao fato do treinamento ter sido realizado na perspectiva andragógica e da interprofissionalidade. Considerações finais: A aprendizagem de adultos possui um maior potencial de sucesso, a partir da organização de ações utilizando formatos que favoreçam a dialogicidade, por meio de técnicas de ensino-aprendizagem que observem os princípios andragógicos. A construção de ações educativas no formato interprofissional, pode ser um caminho ainda mais promissor quando esses conceitos andragógicos são observados.