Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
SOCIOLOGIA E DIREITO (31003010044P1)
“TRABALHADORES PRECÁRIOS E REGULAÇÃO TRABALHISTA NO LULISMO: uma análise dos trabalhadores do setor de call center do Banco Itaú no município do Rio de Janeiro”
BRUNO MORENO CARNEIRO FREITAS
DISSERTAÇÃO
22/10/2018

O presente trabalho tem como objeto os processos de trabalho do setor de Call Center do segmento bancário da Holding Itaú Unibanco S/A no município do Rio de Janeiro durante o período de 2003-2014, designado como lulismo. Na década de 1990, houve a introdução no Brasil do neoliberalismo, com desregulamentação trabalhista, inclusive com a possibilidade de terceirização aberta pelo TST, bem como a privatização e reestruturação de setores-chave da economia, tais como o de telecomunicações e bancário. Tais políticas geraram uma crise sindical, o descumprimento reiterado da norma trabalhista e o aumento vertiginoso de ações trabalhistas. Já no período 2003-2014, ainda que não tenha havido a reversão dessas medidas, houve uma forte geração de empregos, especialmente com baixa remuneração e no setor terciário. Havendo ainda uma expansão do emprego terceirizado. Neste cenário, o número de postos de trabalho nos Call Centers, que guarda as caracerísticas supramencionadas, contou com crescimento expressivo, se tornando interessante para entender o processo de reestruturação do setor de telecomunicações, bem como do setor bancário e especificamente da realidade do trabalho sob o lulismo. Os métodos de pesquisa desta dissertação partem da revisão bibliográfica associada à análise quantitativa de dados, realização de entrevistas não estruturadas com diretores sindicais e análise de acórdãos de processos oriundos da capital do Rio de Janeiro julgados pelo TRT-1 no ano de 2014. A estrutura textual se dá sob os eixos: transformações sociais desde a década de 1990 e no período 2003-2014, as reestruturações produtivas dos setores de telecomunicação e bancário, o processo de desenvolvimento dos Call Centers entre 2003 e 2014 e a análise do Call Center bancário, com ênfase no caso da Holding Itaú Unibanco no município do Rio de Janeiro. Como resultado, aponta-se o processo de substituição de trabalho bancário pelo trabalho dos teleoperadores através da intermediação de mão-de-obra.

Call Center;Trabalho bancário;acumulação flexível;lulismo.
The present work has as object the work processes of the Call Center sector of the banking segment of Holding Itaú Unibanco S / A in the municipality of Rio de Janeiro during the period of 2003-2014, denominated as Lullismo. In the 1990s, there was the introduction of neoliberalism in Brazil, with labor deregulation, including the possibility of outsourcing open by TST, as well as the privatization and restructuring of key sectors of the economy, such as telecommunications and banking. These policies generated a union crisis, the repeated non-compliance of the labor norm and the vertiginous increase of labor actions. In the period 2003-2014, although there was no reversal of these measures, there was a strong generation of jobs, especially with low remuneration and in the tertiary sector. There is also an expansion of outsourced employment. In this scenario, the number of jobs in the Call Centers, which keeps the aforementioned characteristics, has grown significantly, becoming interesting to understand the process of restructuring the telecommunications sector, as well as the banking sector and specifically the reality of work under the Lulismo. The research methods of this dissertation are based on the bibliographic review associated to the quantitative analysis of data, unstructured interviews with trade union directors and the analysis of judgments of cases from the capital of Rio de Janeiro judged by TRT-1 in the year 2014. The structure the social transformations since the 1990s and the period 2003-2014, the productive restructuring of the telecommunication and banking sectors, the process of development of the Call Centers between 2003 and 2014 and the analysis of the Call Center banking, with emphasis on the case of the Holding Itaú Unibanco in the city of Rio de Janeiro. As a result, we point out the process of replacing banking work with teleworkers' work through the intermediation of labor.
Call Center;Banking work;flexible accumulation;Lulismo.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS
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Banca Examinadora

CARLA APPOLLINARIO DE CASTRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SAYONARA GRILLO COUTINHO LEONARDO DA SILVA Participante Externo
PATRICIA GARCIA DOS SANTOS Participante Externo

Vínculo

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Não