CARIÚS, Izabela La Cava de Almeida Amado. Representações sociais do consumo por status e do consumo consciente segundo universitários mulheres e homens. 2018. 102f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Psicologia), Centro de Ciências da Saúde, Universidade Católica de Petrópolis, Rio de Janeiro, 2018.
O consumo passou a ser uma expressão da pertença social, pois as pessoas sofrem grande influência dos seus grupos sociais. Neste contexto, elas estão expostas a forte pressão social das práticas de consumo, seja através das marcas dos produtos, dos serviços, dos eventos ou experiências, visto que o consumo foi elevado a um status fundamental nas diferentes sociedades, se destacando o consumo por status e o consumo consciente. Em face disto, nosso objetivo foi identificar as representações sociais (RS) do consumo por status e do consumo consciente segundo estudantes universitários mulheres e homens. O estudo foi realizado com base na Teoria das Representações Sociais (TRS) de Serge Moscovici, utilizando a Teoria do Núcleo Central (TNC) proposta por Jean-Claude Abric. Participaram da pesquisa 250 estudantes universitários do curso de Direito da Universidade Católica de Petrópolis, sendo 131 mulheres e 119 homens. Como instrumento, utilizamos um questionário com dois testes de associação livre de palavras (TALP), utilizando os termos indutores ‘consumo por status’ e ‘consumo consciente’, além de questões sobre padrões de consumo e caracterização dos participantes. Os dados oriundos dessa pesquisa foram submetidos à análise prototípica, por meio da utilização do software EVOC 2005 e os demais dados passaram por análise descritiva. No provável núcleo central (NC) da RS com ‘consumo por status’, segundo as mulheres, figuraram cognições que refletem produtos consumidos por elas (‘roupa’ e ‘celular’), e o meio para consumir (‘dinheiro’), e segundo os homens, aparecem cognições relacionadas a produto consumido por eles (‘carros’) e a avaliação dada a esse tipo de consumo (‘aparência’ e ‘ostentação’), revelando conteúdos sobre a autoimagem do homem e conteúdos sobre a praticidade da mulher quanto ao consumo por status . Já no provável NC do ‘consumo consciente’, segundo as mulheres, figuraram as cognições relacionadas à prioridade deste tipo de consumo (‘necessidade’), preocupação ecológica (‘reciclagem’) e alimentação (‘comida’), e segundo os homens, figuraram as cognições relacionadas à importância deste tipo de consumo (‘necessidade’) e meio para realizá-lo (‘dinheiro’), aparecendo conteúdo comum relacionado a necessidade de consumir consciente, todavia revelando maior preocupação relacionado ao consumo consciente por parte das mulheres. Quanto aos objetos de pesquisa em RS investigados, concluímos que homens e mulheres os representam de maneira distinta, demonstrando maior preocupação das mulheres com aspectos práticos relacionados ao consumo por status e o consumo consciente.