Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
ARQUITETURA E URBANISMO (53001010042P8)
Da obra ao conceito: a poética do espaço
PAULO HENRIQUE PARANHOS DE PAULA E SILVA
TESE
13/06/2018

Este trabalho nasce de uma inquietação teórica de conceitos e articulações históricas despertadas a partir de pensamentos recorrentes na concepção e no desenvolvimento da de uma produção autoral de arquitetura. Respaldado pela estética da verdade e pela estética da experiência, investiga conceitos sobre valores contemporâneos da filosofia, da arte, da sociologia e do urbanismo, além de áreas diversas que podem iluminar a arquitetura. Para elucidar as proposições, colocam-se obras que evidenciam alguns elementos afins, cumprindo o papel de comunicar aquilo que extrapola nossas capacidades de comunicação e síntese: valores eminentemente conceituais de um projeto de arquitetura que se desdobram em dimensões de grande subjetividade. Nessa perspectiva de estar tratando a arquitetura enquanto obra de arte, as questões teóricas elencadas não seguem qualquer hierarquia de valores, mas, pelo contrário, ganham mais vida quando contempladas simultaneamente. A partir da arquitetura foi possível fazer a reflexão estética da produção autoral através de cinco elementos teóricos a sintetizar as abordagens alcançadas por essa pesquisa: generosidade, escalas, forma, horizonte e vazio. Assim como na arquitetura e nas artes, a harmonia do conjunto a construir uma espacialidade imensurável está na composição que aqui amplia entendimentos e cria novas percepções, contribuindo com a contemporaneidade.

1. Arquitetura;2. Estética, 3. Espaço, 4. Escala, 5. Forma
This work emerges from a theoretical restlessness of historical concepts and articulations awakened from recurrent thoughts in the conception and development of an authorial production in architecture. Supported by the aesthetic of truth and by the aesthetic of experience, it investigates concepts on contemporary values in philosophy, arts, sociology, and urbanism, as well as diverse areas that can enlighten architecture. In order to elucidate the propositions, this work shows projects that evidence certain related elements fulfilling the role of simple case studies, which is the reason of communicating something that can extrapolate our communication and synthesis capacities: eminently conceptual values of an architectural project that unfold itself in great subjectivity dimensions. In the perspective of treating architecture as a work of art, the theoretical questions listed do not follow any hierarchy of value, but, on the contrary, gain more life when treated simultaneously. From the architecture, it was possible to make an aesthetic reflection on the authorial production through five theoretical elements that synthesize the approaches reached in this work: generosity, scales, shape, horizon, and emptiness. As in architecture and in the arts, the harmony of the set, in order to build an immeasurable spatiality, is in the composition that is proposed here of amplifying the understandings and creating new perspectives that contribute with contemporaneity.
1.Architecture;2.Aesthetics, 3.Space, 4. Scales, 5. Shape.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA
ESTÉTICA, HERMENÊUTICA E SEMIÓTICA
POLÍTICA DA ATIVIDADE CRIADORA NAS ARTES ESPACIAIS

Banca Examinadora

MIGUEL GALLY DE ANDRADE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
KARINA E SILVA DIAS Participante Externo
MIGUEL GALLY DE ANDRADE Docente - PERMANENTE
CLAUDIA DA CONCEICAO GARCIA Docente - COLABORADOR
LIGIA TERESA SARAMAGO PADUA Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Profissional Autônomo
Sim