A presente dissertação traz o relato de uma pesquisa que analisa depoimentos/discursos de egressos do curso de Pedagogia do CAMEAM/UERN, articulando sentidos da formação acadêmica com a prática profissional. Para essa finalidade, temos como objetivo geral analisar discursos de egressos do Curso de Pedagogia do CAMEAM/UERN, considerando as teses defendidas sobre o curso, sobre a atuação e sobre a disciplina Ensino de Língua Portuguesa, tendo em vista, também, a constituição da identidade desses egressos em relação a sua atuação nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, temos: (i) identificar e analisar teses, hierarquização de valores e lugares da argumentação presentes em depoimentos/discursos de egressos de Pedagogia do CAMEAM/UERN sobre o curso e sua atuação, (ii) interpretar os valores hierarquizados nas teses, observando o que elas revelam sobre a constituição da identidade dos egressos e os sentidos do curso, e (iii) compreender e relacionar as teses defendidas pelos egressos sobre as contribuições da disciplina Ensino de Língua Portuguesa, ofertada no Curso de Pedagogia. A base teórica para o estudo está fundamentada nos pressupostos da Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), Abreu (2006), Henriques (2013), Souza (2003, 2008); já no que diz respeito às discussões sobre identidade, recorremos aos pressupostos de Bauman (2004), Hall (2006), Silva (2003), Dubar (2005), e em estudos de documentos oficiais sobre o CAMEAM/UERN, o curso e a formação, embasados em Maia (1990), Leitão (2004) e Rio Grande do Norte (2012), entre outros. A pesquisa se desenvolve por meio de uma abordagem qualitativa, com características descritivas, e método dedutivo, conforme Oliveira (2005) e Prodanov (2013). Trabalhamos uma amostra não probabilística, que formou um corpus de seis depoimentos/discursos escritos pelos egressos do curso de Pedagogia do CAMEAM – Pau dos Ferros. Os oradores nos seus discursos apresentam teses que revelam a importância do curso e sua articulação com a prática desenvolvida na sala de aula, hierarquizam valores que vão do amor à profissão ou desafio da atuação, fazendo uma ligação com a identidade em formação demonstrada no ingresso do curso, com a identidade em exercício, quando o orador se ver como profissional e sabe que a atuação é uma constante busca por novos saberes, deixando nas entrelinhas a flexibilidade da construção de identidade. Os resultados indicados por meio das análises e estudos realizados apontam para diferentes teses e valores sobre o Curso de Pedagogia para a cidade de Pau dos Ferros e região, pois sua existência possibilita a formação de qualidade de professores que atuam ou atuarão na Educação Básica, e mostra-nos também, por meio das teses reveladas pelos egressos, as preocupações com as práticas realizadas em sala de aula, os saberes construídos ao longo de sua formação e valores que são agregados pelos projetos desenvolvidos pelo Curso.