Esta tese está vinculada à Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa
de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Os aportes teóricos de
Vygotski (1991, 2003, 2010), Bolzan (2002, 2005, 2006, 2009, 2010, 2014, 2016), Bolzan e Isaia
(2006, 2009), Isaia e Bolzan (2007, 2009), Isaia (2002, 2006a, 2006b, 2009), Bolzan, Isaia e Maciel
(2010), García (1998, 1999, 2009), Cunha (2004, 2005, 2012), Vaillant e Marcelo (2012), Freire
(1996), Morosini (2001, 2006, 2009, 2013, 2014),Tardif (2002, 2011), Tardif e Gauthier (1996), Demo
(2000, 2002, 2004), Pimenta e Anastasiou (2005) auxiliaram na compreensão teórica sobre a
aprendizagem de ser professor/pesquisador em contextos emergentes. Apresenta-se, como
problemática orientadora do estudo, a seguinte questão: como o professor universitário torna-se um
pesquisador em contextos emergentes? Com base nessa inquietação, definiu-se como objetivo geral da
pesquisa: compreender como o professor/pesquisador se constitui, a partir dos contextos emergentes.
Como objetivos específicos: identificar os saberes que o professor/pesquisador mobiliza para
desenvolver suas atividades de pesquisa; reconhecer os contextos emergentes nos quais os
professores/pesquisadores estão imersos; e identificar as demandas inerentes à pesquisa que o
professor/pesquisador assume. Nessa perspectiva, optou-se pela abordagem metodológica qualitativa
de cunho sociocultural, fundamentada nos estudos de Vygotski (1991, 2003, 2010), Bakhtin (2011),
Connely e Clandinin (1995), Jovchelovitch e Bauer (2002), Bauer e Gaskell (2002), Freitas (2002),
Freire (1987, 1996), Bolzan (2002, 2006), Bolzan e Isaia (2006), cujos pressupostos teóricometodológicos
contribuíram
para a análise das narrativas de 09 professores/pesquisadores, que atuam
nos seguintes Programas de Pós-Graduação da UFSM: Medicina Veterinária; Ciências Biológicas:
Bioquímica Toxicológica; Distúrbios da Comunicação Humana; Química; Comunicação; Educação;
Administração; Engenharia Elétrica; e Letras. Na interpretação das narrativas, explicita-se a existência
de uma categoria central: aprendizagem de ser professor/pesquisador, a qual é constituída por 03
dimensões: formação na e para pesquisa; experiências profissionais que implicam a pesquisa; e
desafios e sentidos da pesquisa. Essas dimensões identificaram o eixo transversal, contextos
emergentes, que perpassa pelas ações e atividades da formação de um professor/pesquisador. O estudo
desses aspectos permite defender que a aprendizagem de ser professor/pesquisador é uma atividade
implicada por desafios, tensões e exigências que permeiam a constituição da docência, na medida em
que os saberes plurais vão sendo mobilizados e produzem sentidos e significados ao campo de atuação
docente e à pesquisa. Identifica-se que a aprendizagem de ser professor/pesquisador é um processo
complexo, articulado e compartilhado em todas as dimensões que desenvolvem a docência e as
atividades de pesquisa, a partir dos contextos emergentes que estão imersos na universidade. A
relevância deste estudo implica na possibilidade de gerar reflexões acerca de se produzir
professor/pesquisador em contextos emergentes.