Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
ECONOMIA (40004015007P7)
Fatores explicativos do desempenho escolar entre estudantes brasileiros
FLAVIA FERNANDA DA SILVA MACHADO
DISSERTAÇÃO
09/05/2018

Este estudo investiga o desempenho escolar dos estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º série do Ensino Médio e as diferenças entre as disciplinas de português e matemática. Busca-se identificar seus principais determinantes, considerando características pessoais e ambientais dos alunos e aspectos da escola, com base nas informações do SAEB, para o ano de 2015. O método empregado para analisar as estimativas foi o modelo multinível, em virtude de os dados possuírem uma estrutura naturalmente hierárquica, de forma que os alunos estejam aninhados às escolas, adicionalmente, foram estimadas as contribuições bruta e marginal. Os resultados indicaram que variáveis como reprovação, defasagem escolar, renda e cor da pele, têm impacto expressivo sobre a proficiência. Além disso, as variáveis relacionadas à escola como sua natureza privada, experiência do diretor e grau de violência na escola também apresentam influência sobre o desempenho. Observou-se ainda que o desempenho escolar dos alunos de escolas públicas é inferior ao de escolas privadas, e que as notas da proficiência em português se mostraram menores que as de matemática. É importante ressaltar que o percentual de alunos não brancos que chegam a 3ª série do ensino médio é menor do que aqueles que estão nas turmas de 5º ano. O que acontece também com alunos de um nível socioeconômico baixo, o que indica uma desigualdade entre a população branca e não branca no acesso à educação. De forma que, os resultados deste trabalho confirmam que as desigualdades ainda persistem na distribuição do desempenho escolar de crianças e jovens brasileiros. Sendo que, o nível socioeconômico da família, natureza da escola, pública ou privada e as reprovações estão entre os principais determinantes das diferenças observadas.

Proficiência escolar;Educação;Adolescentes;Modelos multiníveis;SAEB
This study investigates the school performance of students in the 5th and 9th years of Primary and Secondary Education and the differences between the Portuguese and mathematics disciplines. Seeking to identify their main determinants, considering the students' personal and environmental characteristics and aspects of the school, based on the SAEB information, for the year 2015. The method used to analyze the estimates was the multilevel model, because the data have a naturally hierarchical structure, so that the students are nested to the schools, in addition, the gross and marginal contributions were estimated. The results indicated that variables such as disapproval, school delay, income and skin color have a significant impact on proficiency. In addition, school-related variables such as their private nature, principal's experience, and degree of violence at school also influence performance. It was also observed that the school performance of public school students is lower than that of private schools, and that Portuguese proficiency scores were lower than those of maths. It is important to emphasize that the percentage of non-white students who reach the 3rd grade of high school is lower than those who are in the 5th grade classes. This is also true of students from a low socioeconomic level, which indicates an inequality between white and non-white population in access to education. Thus, the results of this study confirm that inequalities still persist in the distribution of school performance of Brazilian children and young people. Being that, the socioeconomic level of the family, the nature of the school, public or private and the disapprovals are among the main determinants of the differences observed. Keywords: School Proficiency. Education. Adolescents. Multilevel Models. SAEB
School proficiency;Education;Adolescents;Multilevel models;SAEB
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

TEORIA ECONÔMICA
ECONOMIA APLICADA
-

Banca Examinadora

MARINA SILVA DA CUNHA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CASSIA KELY FAVORETTO COSTA Docente - PERMANENTE
ALEXANDRE NUNES DE ALMEIDA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - BOLSAS CONCEDIDAS NO ÂMBITO DO ACORDO CAPES/Fundação Araucária 24

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não