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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Ensino de Ciências e Matemática (26001012027P9)
Vídeos com temática científica: o que pensam estudantes da educação básica?
ADEMILSON LEANDRO CORREIA
DISSERTAÇÃO
31/07/2018

Nesta dissertação abordaremos a importância do uso do recurso audiovisual, especificamente do vídeo na educação como ferramenta didático-pedagógica capaz de auxiliar o professor na ministração de suas aulas. Abordaremos também o estudo de recepção dos meios de comunicação, que trata da ruptura sofrida pelo modelo tradicional de comunicação, passando a ser substituído pelo modelo de codificação/decodificação de Stuart Hall (2003). Esse estudo, também chamado estudos de audiências, tem sido objeto de discussão em pesquisas na educação em ciências e tem contribuído para a avaliação do material educativo audiovisual. Esta pesquisa se trata de um estudo de recepção de vídeos desenvolvida a partir da exibição de três vídeos com a temática metais para estudantes da educação básica. Nesse estudo foram utilizados dois questionários, sendo o primeiro de sondagem em que se buscou entender os tipos de vídeos que chamam a atenção dos estudantes, se eles já assistiram a vídeos relacionados às ciências e em qual ambiente isso era feito. O segundo questionário foi aplicado após a exibição dos vídeos. Esses vídeos possuíam certa diferença, sendo dois de experimento e o outro de documentário. Um dos vídeos de experimento não dispunha de áudio explicativo, apenas um fundo musical, bem como, legendas, por meio das quais a explicação do fenômeno era feita na medida em que o experimento era realizado. Esses vídeos foram exibidos após a aplicação do questionário de sondagem, porém devido a quantidade de informações, esse procedimento foi feito em dias diferentes. Após a exibição dos vídeos, os estudantes responderam o questionário de recepção que dispunham de questões referentes ao conteúdo do vídeo, bem como, características técnicas, estéticas e metodológicas, como também, tempo de duração. A pesquisa foi realizada com um grupo de 160 estudantes da educação básica, sendo 70 estudantes do Ensino Fundamental II, distribuídos em três turmas de 9º ano e 90 estudantes das três séries do Ensino Médio. A idade destes estudantes varia entre 14 e 20 anos. De acordo com a pesquisa, a escolha do material audiovisual deve levar em consideração fatores, tais como: imagem, som, clareza na explicação dos conceitos presentes no vídeo, metodologia adequada, estética, caráter técnico que são indispensáveis na qualidade geral do vídeo. Os resultados apontam ainda para a necessidade de investimentos em políticas públicas que incentivem à produção e o uso de recursos audiovisuais voltados para o ensino de ciências visando despertar o interesse dos estudantes em buscar novos materiais didático-pedagógicos que possam contribuir para um melhoramento educacional.

Audiovisual. Estudo de recepção. Educação em Ciências. Vídeos.
In this dissertation we will discuss the importance of using the audiovisual resource, specifically video in education as a didactic-pedagogical tool capable of helping the teacher in the administration of his classes. We will also address the study of the reception of the media, which deals with the rupture suffered by the traditional communication model, being replaced by the coding / decoding model of Stuart Hall (2003). This study, also called audience studies, has been the subject of discussion in research in science education and has contributed to the evaluation of audiovisual educational material. This research is a study of videos reception developed from the exhibition of three videos with the theme metals for students of basic education. In this study, two questionnaires were used, the first of which was to understand the types of videos that attract the attention of the students, if they have already watched videos related to the sciences and in which environment this was done. The second questionnaire was applied after the videos were displayed. These videos had some difference, being two of experiment and the other of documentary. One of the experiment videos did not have explanatory audio, only a musical background, as well as subtitles, through which the explanation of the phenomenon was made as the experiment was performed. These videos were displayed after the survey questionnaire was applied, but because of the amount of information, this procedure was done on different days. After the videos were displayed, the students answered the reception questionnaire that had questions regarding the content of the video, as well as technical, aesthetic and methodological characteristics, as well as duration time. The research was carried out with a group of 160 students of basic education, being 70 students of Elementary School II, distributed in three classes of 9th year and 90 students of the three series of High School. The age of these students ranges from 14 to 20 years. According to the research, the choice of audiovisual material should take into account factors such as: image, sound, clarity in explaining the concepts present in the video, adequate methodology, aesthetic, technical character that are indispensable in the overall quality of the video. The results also point to the need for investments in public policies that encourage the production and use of audiovisual resources aimed at teaching science in order to arouse students' interest in seeking new didactic-pedagogical materials that can contribute to an educational improvement.
Audiovisual. Reception study. Science education. Videos.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
-

Banca Examinadora

WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR Docente - PERMANENTE
BRUNO SILVA LEITE Participante Externo
FABIO PARAGUACU DUARTE DA COSTA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE EXPERIMENTOS: POSSIBILIDADES PARA A DISCUSSÃO DE CONHECIMENTO PEDAGÓGICO E DE CONTEÚDO NA FORMAÇÃO DE PROFESORES BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
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