• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (42002010004P4)
PRÁTICAS INOVADORAS NO SETOR DE E-COMMERCE NO BRASIL
LUCELIA DA SILVA WAECHTER
DISSERTAÇÃO
09/03/2018

Com a velocidade da ocorrência das mudanças no mercado global, as empresas precisam estar em constante atualização e na busca de novas estratégias para conquistar e fidelizar os seus clientes. Neste sentido, a internet se torna uma ferramenta importante para possibilitar as transações comerciais, através do chamado e-commerce (comércio eletrônico), um mercado que vem crescendo significativamente, em função de estar respondendo às necessidades dos consumidores com praticidade e rapidez. Diante da importância do e-commerce, o presente estudo tem como objetivo apresentar quais são as práticas inovadoras neste tipo de comércio no Brasil. Para isso, foram levantadas as inovações realizadas em e-commerce, através do método de observação nos sítios eletrônicos das 5 empresas que apresentaram os maiores faturamentos médios no ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo - SBVC. Destaca-se ainda que a pesquisa é exploratória, descritiva, com técnicas de pesquisa bibliográfica. Através deste estudo foram identificadas e descritas as principais práticas na área de e-commerce, voltados ao atendimento ao consumidor, práticas de pagamento, marketplace e histórico das empresas pesquisadas. Esse cenário possibilitou um panorama do ambiente em análise, bem como destacou o crescimento do setor, suas formas de atender as demandas dos consumidores e segurança nas transações. Conclui-se que esses aspectos apresentados impulsionam os trabalhos existentes na medida que traduz e descreve tais práticas.

Inovação. Comércio eletrônico. Tecnologia da Informação
With the speed of changes occurring in the global market, companies need to be constantly updated and in search of new strategies to win and retain their customers. In this sense, the Internet becomes an important tool to enable commercial transactions, through the so-called ecommerce, a market that has been growing significantly, due to being responsive to the needs of consumers with convenience and speed. Given the importance of e-commerce, the present study aims to present the innovative practices in this type of commerce in Brazil. In order to do so, the innovations made in e-commerce were surveyed through the method of observation in the electronic websites of the five companies that presented the highest average sales in the ranking of the Brazilian Society of Retail and Consumer - SBVC. It is also worth noting that the research is exploratory, descriptive, with bibliographic research techniques. Through this study, we identified and described the main practices in the area of e-commerce, focused on customer service, payment practices, marketplace and history of the companies surveyed. This scenario provided an overview of the environment under analysis, as well as highlighting the growth of the sector, its ways of meeting the demands of consumers and security in transactions. It is concluded that these aspects present impel the existing works to the extent that it translates and describes such practices.
Innovation. E-commerce. Information Technology.
01
62
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Waechter, Lucélia da Silva.pdf

Contexto

GERENCIA DA PRODUÇÃO
MÉTODOS QUANTITATIVOS PARA TOMADA DE DECISÃO - MESTRADO
AMBIENTE PARA METACOMPUTAÇÃO COM SUPORTE PARA ALGORITMOS EVOLUTIVOS CORE+EVO

Banca Examinadora

FELIPE MARTINS MULLER
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANDRESSA HENNIG SILVA Participante Externo
JOAO HELVIO RIGHI DE OLIVEIRA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.66.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer