Dados do Trabalhos de Conclusão

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
EDUCAÇÃO (31005012001P0)
Accountability na Educação: Impactos do Prêmio Escola Nota Dez no sistema público de ensino do Ceará
ERISSON VIANA CORREA
TESE
07/03/2018

O tema da accountability é forjado no interior da teoria democrática moderna como um conceito progressista, ligado à consolidação do regime democrático. Porém, sua apropriação de forma simplista por algumas correntes gerencialistas preocupadas com a questão da eficiência do Estado tem dotado o termo de uma compreensão limitada e até mesmo a rejeição por parte dos profissionais envolvidos com a educação. Nesse trabalho tentamos resgatar parte da significado dado pela democracia política e convergi-la com as contribuições da teoria racional-utilitarista de James Coleman afim de analisar o funcionamento do Prêmio Escola Nota Dez, um dos sistemas de incentivos do programa cearense PAIC. O objetivo deste trabalho, é mensurar os impactos do Prêmio sobre os indicadores educacionais do sistema público do Ceará e, a partir desses resultados, propor uma reflexão sobre os riscos e possibilidades envolvidos na utilização de programas de responsabilização para fins de melhoria da qualidade educacional.

Prêmio Escola Nota Dez;Política Educacional;Responsabilização;Accountability
The subject of accountability is forged within modern democratic theory as a progressive concept, linked to the consolidation of democratic rule. However, its appropriation in a simplistic way by some managerial currents concerned with the question of state efficiency has restricted the understanding of the term and even led to its rejection by professionals involved in education. In this work we try to recover part of the meaning given to this term by political democracy and combine it with the contributions of the rational-utilitarian theory of James Coleman in order to analyze the functioning of the Grade Ten School Award, one of the incentive systems of the PAIC program in Ceará. The objective of this study is to measure the impact of the Prize on the educational indicators of the public system of Ceará and, based on these results, reflect on the risks and possibilities involved in the use of accountability programs for the purpose of improving educational quality.
Education Policy;Accountability;Grade Ten School Award
1
207
PORTUGUES
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

Educação
EDUCAÇÃO, DESIGUALDADES SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS
Avaliação da implementação do Prêmio Escola Nota Dez e do seu impacto na eficácia e na equidade escolar no Estado de Ceará

Banca Examinadora

ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EDUARDO RIBEIRO DA SILVA Participante Externo
MARIANE CAMPELO KOSLINSKI Participante Externo
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA Participante Externo
CYNTHIA PAES DE CARVALHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Sim