O trabalho – intitulado um processo identitário docente e seu desdobramento no ensino-aprendizagem de história no IFPB de Sousa – investiga a construção do processo identitário de um professor de História e aspectos de sua identidade no ensino-aprendizagem dessa disciplina no 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática, do IFPB de Sousa. Como proposta metodológica, optou-se pelas pesquisas qualitativa, bibliográfica e de campo. Empregou-se a utilização do método autobiográfico e como técnicas, a narrativa autobiográfica e a observação não-participante em sala de aula. No procedimento de estudo se realizou a triangulação da análise da narrativa autobiográfica, dos aspectos coletados na observação de aulas e a bibliografia escolhida para essa pesquisa, juntamente com os documentos legais e institucionais que envolvem o ensino de História no ano letivo de 2017. A pesquisa tomou como aporte teórico sobre Identidade as obras de Ciampa (2001, 2005), Bauman (2005), Dubar (2012), Freitas (2014), Nóvoa (1992), Severino (1996), Pimenta (1999), Perrenoud (2000), Libaneo (2008), Tardif (2010) e Assis e Medeiros Neta (2014). Sobre o ensino de história, Carvalho (1998), Fonseca (2011), Bittencourt (2004, 2013), Alem (2016) e Frigotto, Ciavatta e Ramos (2010). No processo de ensino-aprendizagem em história nos embasamos em Sacristan & Gomez (1998), Barca (2007), Schmidt e Cainelli (2009), Oliveira (2012), Cavalcante (2014) e Fontenele (2016). Na metodologia adotada Nóvoa (2010) e Lakatos (2003). A pesquisa constatou que, a identidade profissional docente em História é carregada de saberes oriundos da vida pessoal, da formação profissional e da experiência advinda com a prática e que, a relação professor-aluno é um fator importante no desempenho escolar do aluno e na aquisição da aprendizagem histórica. Na prática docente do pesquisado, o trabalho com o ensino, pesquisa e extensão formam o tripé constituinte do saber-fazer. Dessa forma, conclui-se que a identidade profissional do docente em história no IFPB – Campus Sousa, está intrinsecamente relacionada com seu saber, seu saber-fazer e o aprendizado dos alunos, cujo saber histórico escolar desenvolvido se encontra relacionado à realidade social vivida por esses educandos. Diante dessas constatações, a investigação recomenda oferecer oportunidades de capacitações, estudos e encontros a todos os seus professores, no sentido de oportunizar momentos de reflexão sobre a prática profissional docente e sua influência no processo ensino-aprendizagem.