O presente trabalho tem como objetivo principal investigar a produção textual em sala de aula, considerando o processo de retextualização, da fala para a escrita, com base na notícia do rádio. A metodologia utilizada tem, em seu percurso, uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, de caráter dedutivo, considerando os alunos como representantes ativos no processo de (trans) formação do conhecimento. O corpus estudado foi extraído de oficinas desenvolvidas numa turma de 8º ano, por meio de uma sequência didática que resultou em 15 produções de textos. No estudo desse material, analisou-se a estrutura do texto escrito retextualizado comparado ao texto oral, através do gênero notícia de rádio. Nesse sentido, buscamos como objetivos específicos investigar a caracterização do gênero notícia na produção textual dos alunos, analisar os modelos de operações textuais presentes nas produções, com base em Marcuschi (2010), bem como contribuir com o ensino de produção textual na sala de aula, por meio da notícia do rádio. O respaldo teórico que fundamenta a pesquisa tem sua base, dentre outros estudos, em Bakthin (1999), Marcuschi (2005, 2008, 2010), Dell’Isola (2007), Garcia (2011) e Dolz e Schneuwly (2010). Os resultados revelaram (i) a compreensão dos alunos quanto à caracterização do gênero, pois foram identificados, em seus textos, os aspectos essenciais, tais como: o estilo, o conteúdo e a composição e (ii) a utilização de operadores textuais no processo de retextualização da notícia do rádio para o texto escrito, sobretudo, três elementos operativos: 1- que trata da supressão de marcas fônicas, hesitações e partes de palavras; 2- através do emprego da pontuação fornecida pela entoação da oralidade e 3- que trabalha com estratégias de eliminação para uma condensação linguística. Sumarizando os resultados, a pesquisa apontou a relevância do discurso oral, em especial, um gênero de convício social como proposta de produção; a utilização da interação radiofônica como recurso metodológico no estudo com gêneros orais; o desempenho da sequência didática como procedimento pedagógico capaz de dar significância ao aprendizado; a ampliação do conhecimento, no que diz respeito à caracterização do gênero e ao processo de retextualização como técnica satisfatória na produção textual em sala de aula na passagem do texto oral para o texto escrito. Verificou-se, portanto, que essa investigação contribui significativamente para o ensino de produção de textos, sobretudo por trazer o rádio enquanto suporte midiático, possibilitando a ampliação das propostas de atividades, favorecendo assim a interação entre o produtor e sua vivência no contexto diário.