Introdução: Prescrição de medicamentos por enfermeiros são atribuições na atenção primária que podem ser melhor compreendidas com uso das Práticas Educativas em Saúde promovendo o uso racional de medicamentos. Objetivos: Analisar as práticas educativas em saúde realizadas com enfermeiros relacionados à prescrição de medicamentos na atenção primária, sob a perspectiva do uso racional de medicamentos e da segurança do paciente. Procurou-se também conhecer as percepções, vivências e necessidades formativas dos enfermeiros sobre a prescrição de medicamentos e construir produtos técnicos educativo relacionados ao tema. Metodologia: Esta pesquisa apresentou três momentos. O primeiro consistiu em pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, realizada através de entrevistas com enfermeiros da atenção primária do município de Dourados-MS, cuja amostra de onze participantes foi definida por saturação. No segundo momento, pesquisa de intervenção educativa com 43 enfermeiros da atenção primária, empregando como referencial teórico para planejamento, implementação e avaliação das práticas educativas, os pressupostos de Maria Helena Salgado Bagnato. Os dados foram obtidos através de diário de campo não estruturado e entrevistas gravadas ao final de cada encontro. E no terceiro momento, deu-se a construção de roteiro para encontros educativos voltado para enfermeiros prescritores de medicamentos e de manual educativo sobre boas práticas para prescrição de medicamentos pelo enfermeiro. Resultados: verificou-se que os enfermeiros conhecem legislações relacionadas às atribuições enquanto prescritores, porém necessidades de formação foram apontadas, sentimentos de insegurança, medo, angústia e falta de autonomia foram evidenciados no estudo. As Práticas Educativas em Saúde levaram à reflexão de suas práticas profissionais, suas vivências e cotidiano do trabalho. Os encontros educativos foram dialógicos, considerando os saberes e valores dos enfermeiros, bem como acolhendo sugestões e realizando alterações nas estratégias durante os encontros. Os dois produtos técnicos educativos foram construídos e elaborados no transcorrer do processo educativo. O roteiro educativo é a síntese das práticas educativas, planejadas, implementadas e avaliadas pelos enfermeiros. O manual educativo emergiu das necessidades formativas apontadas nas entrevistas e práticas educativas. Conclusão: As Práticas Educativas em Saúde possibilitaram a dialogicidade desde o planejamento, realização e avaliação. Os sujeitos envolvidos contribuíram com suas experiências, saberes, valores, proporcionando espaços de reflexão e entrelaçamento entre vários atores, enfermeiros, farmacêuticos, docentes, pesquisadores, em prol do tema prescrição de medicamentos, para assegurar o uso racional de medicamentos e promover o cuidado em saúde em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.