Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar os conceitos que os alunos e
alunas do terceiro ano do ensino médio de escolas estaduais de Dourados-MS, ligados ao
Programa Saúde na Escola, possuem sobre a doação de sangue. Participaram da pesquisa 66
estudantes de duas escolas estaduais, por meio de questionário sociodemográfico e um total
de oito oficinas educativas sobre a temática Doação de Sangue, incluindo temas como a
história da hemoterapia, critérios para doação de sangue, sistema ABO/RH, doenças
transmissíveis pelo sangue, doação de sangue e cidadania. A pesquisa do tipo participante foi
desenvolvida dentro de uma abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico e coleta
de dados, incluindo a questão aberta “O que é doação de sangue para você?”, questionário
sócio demográfico, diário de campo, e materiais elaborados durante as oficinas pelos
estudantes (cartazes e paródias) e observação participante. Os dados foram analisados pelo
método de análise de conteúdo. A população brasileira que realiza a doação de sangue de
forma regular, ainda não é a preconizada pela Organização Mundial da Saúde, assim, existe a
necessidade de uma sensibilização da população para que esse número aumente, considerando
a grande demanda por hemocomponentes decorrentes de diversos fatores, como, por exemplo,
aumento de procedimentos cirúrgicos e tratamentos oncológicos. A pesquisa possibilitou
verificar alguns mitos e conceitos errôneos referentes ao senso comum sobre a doação de
sangue, que, por questões culturais, são repassados pela família e comunidade, e acabam se
tornando empecilhos para o ato de doar. Dessa forma, acredita-se que práticas educativas em
saúde, relacionadas à doação de sangue, com o intuito de sensibilizar, informar e esclarecer
sobre todas as questões que envolvem a temática são fundamentais para que essa doação seja
realizada de forma consciente. Por fim, acredita-se que o ambiente escolar é um local propício
para o desenvolvimento de práticas educativas. Como resultado da pesquisa e das oficinas
realizadas, apresenta-se o Guia para o desenvolvimento de oficinas sobre Doação de Sangue,
o qual se propõe como um instrumento a ser utilizado por profissionais de saúde e
profissionais de educação em atividades educativas sobre a temática.