As atividades experimentais são ferramentas educativas extremamente válidas para o ensino de Física em uma aula expositiva dialogada, posto que facilitam a aprendizagem do aluno através de uma prática participativa interativa em pequenas experimentações e/ou demonstrações físicas, as quais contribuem para dinamizar conceitos abstratos por meio de diálogos entre a teoria e a prá-tica. Desta forma, visando ampliar a participação do aluno nas aulas e atividades, bem como ainda aguçar a dinâmica do processo de ensino-aprendizagem de modo significativo, procura-se, neste trabalho, aplicado ao 3o ano do ensino mé-dio, reforçar, cognitivamente, conceitos físicos relacionados à eletricidade bá-sica, com destaque para a corrente elétrica, densidade de corrente elétrica, con-trapondo, de modo responsivo, o repositório do senso científico do aluno em face ao conhecimento de senso comum. Para tanto, realizamos uma combinação de resistores em série, paralelo e mista em que os resistores supostamente ôhmi-cos serão trocados pelos corpos humanos dos discentes de modo a demonstrar, interativamente e ativamente, as finalidades de tais associações, suas peculiari-dades e características comuns. Ademais, nos experimentos também se buscou o entendimento do curto-circuito em um resistor contido numa associação de resistores, mostrando de forma inequívoca que não existe explosão em tal resis-tor. Em contrapartida, vale ressaltar que a realização de tais atividades não subs-titui as aulas tradicionais, mas sim tem por objetivo facilitar a cognição dos con-ceitos físicos abordados bem como a razão pela qual precisamos combinar re-sistores em série, paralelo ou de forma mista. Logo, a tradição e a demonstração, por certo, estabelecem interações possíveis, as quais podem contribuir com di-álogos entre a teoria e a prática no ensino de Física.