O presente trabalho analisa o processo de integração curricular no curso Técnico em Agropecuária ofertado pelo Ifes – Campus de Alegre, tomando como eixo o desenvolvimento do ensino da Matemática, compreendendo-a como uma área do conhecimento e disciplina escolar identificada pela aplicação em outras áreas do conhecimento e determinante do desenvolvimento tecnológico. O estudo buscou compreender como o ensino da Matemática participa do processo curricular do curso técnico em questão, numa perspectiva de integração entre a formação geral e a formação profissional. Para tanto, recorreu-se às idéias de Goodson, no campo da história do currículo; de Ciavatta, Frigotto e Ramos, quanto às discussões acerca do currículo integrado à educação profissional técnica de nível médio; de D ́Ambrosio, na perspectiva da educação matemática; bem como com o conceito de Educação Matemática Crítica, de Skovsmose. Apoiando na perspectiva metodológica qualitativa, a investigação foi organizada nas seguintes etapas: pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, realizado por meio de pesquisa documental, observações de aulas e reuniões pedagógicas, e aplicação de questionários aos professores do curso. Os resultados revelaram a importância da Matemática para a formação do técnico em agropecuária, fazendo-se presente desde a sua utilização mais abstrata e intuitiva, até a necessidade de aplicação de conceitos de números e operações, geometria, grandezas e medidas, dentre outros, necessários à resolução de problemas e execução de projetos e práticas relacionadas à área do curso. Nesse sentido, constatou-se que a Matemática é intrínseca às disciplinas técnicas, e, portanto, participa e favorece o processo integração curricular. No entanto, verificou-se um movimento não recíproco dos saberes em direção a integração curricular, ocorrendo um movimento unidirecional de construção da interdisciplinaridade do ensino técnico para com os conhecimentos matemáticos e que não ocorre da matemática para o ensino técnico. Nesse sentido, acredita-se na busca por práticas pedagógicas que permitam desenvolver nos alunos habilidades para entender, operar, aplicar e refletir sobre as ideias, algoritmos e procedimentos matemáticos, não se limitando apenas à aplicação prática desta para atender à demanda mercadológica. Possibilitar ao estudante essa forma de pensamento e de leitura de mundo pode contribuir substancialmente para uma educação matemática comprometida com a sua formação humana integral.