Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
Os usos dos itens antes, agora e depois nos gêneros acadêmicos
CARLA DANIELE SARAIVA BERTULEZA
DISSERTAÇÃO
30/10/2013

Sabemos que as gramáticas tradicionais apresentam os advérbios como uma classe fechada cujos elementos têm características de circunstanciadores, como tempo, modo, dúvida, intensidade, entre outros. Essa constatação mostra que se trata ainda de uma classe pouco explorada diante da sua complexidade no âmbito funcional e cognitivo, pois é uma classe heterogênea que não se prende somente a um núcleo, mas também ao conteúdo semântico-discursivo da oração. Dessa forma, este trabalho busca mostrar que os itens antes, agora e depois assumem novos usos, diferentes dos usos prototípicos como advérbio, nos gêneros acadêmicos. Para dar conta desse objetivo, o estudo fundamenta-se na Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU), principalmente no que estudiosos como Givón, Hopper, Traugott, Bybee, Heine, entre outros, abalizam sobre o paradigma da gramaticalização. Observa, a partir de dados sincrônicos, indícios da trajetória de mudança e os processos pelos quais os itens antes, agora e depois passaram. Foram selecionados os gêneros Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, do corpus DISSERTES, versando sobre a temática Gramaticalização, de onde foram levantadas amostras em que havia o uso dos itens antes, agora e depois. A análise se centrou em duas dimensões: a dimensão formal (morfossintática) e a dimensão significativa (semântica, pragmática e discursiva). Os resultados empíricos revelam que os itens antes, agora e depois apresentam novos usos e funções nos gêneros acadêmicos, em relação ao antes: antes espacial, antes temporal, conector de tempo, divisor de época, redirecionador de tópico e sequenciador textual; em relação ao agora: dêitico temporal, divisor de época, mudança de estado, sequencial e introdutor de tópico; em relação ao depois: espacial, sequencial temporal, dêitico temporal, indicador de futuridade, divisor de época, sequencial textual, introdutor de tópico. Os resultados mostram também que os itens antes, agora e depois, seguem a trajetória: ESPAÇO > TEMPO > TEXTO nos gêneros acadêmicos dissertação de mestrado e tese de doutorado. Com base nesses resultados, concluímos que os itens antes, agora e depois são itens multifuncionais e assumem funções, em certos contextos, específicas que contribuem, principalmente, na organização e na construção de sentido do texto acadêmico, por meio das funções: redirecionador de tópico, introdutor de tópico e sequenciador textual.

Funcionalismo Linguístico. Uso. Gêneros Acadêmicos. Gramaticalização.
The traditional grammars present the adverbs as a closed word classes whose elements have circumstantial characteristics, such as time, mode, doubt, intensity, among others. This evidence shows that this word classes is still not further studied concerning its complexity in terms of functional and cognitive scope, once it is a heterogeneous word classes that it is not only related to a word core in terms of meaning, but also to the discursive semantic content in a clause. Thus, this dissertation aims at investigating that the terms before, now and then take on new uses, differently from those prototypical uses as adverb, in academic genres. In order to reach this objective, the study is based on Functional Linguistics Centered on Use as well as on what Givón, Hopper, Traugott, Bybee, Heine, among others, address concerning the paradigm of grammaticalization. This observes, from synchronic data, evidence of change and the processes by which the terms before, now and then have passed in terms of use. We selected Master´s dissertations and Doctoral´s thesis, from the corpus DISSERTES, focusing on the theme Grammaticalization, from which the terms before, now and then have been taken. The analysis focused on two dimensions: the formal dimension (morphosyntactic) and the meaningful dimension (semantics, pragmatics and discourse). The empirical results show that the terms before, now and then present new uses and functions in academic genres n relation to the term before: before as an adverb of space, time, link word of time, divisor time, contrastive, introducer of turn-taking, discursive marker and as an adverb of preference; compared to now: deictic temporal, divisor time, change of state, contrastive, evaluative, sequential, introducer of turn-taking, emphatic and intensifier; in relation to then: spatial, sequential temporal, deictic temporal, indicator of future, divisor time, sequential textual, introducer of turn -taking, marker of continuity, evaluation and continuity of the scene. The results also show that the terms before, now and then, follow steps: SPACE > TIME > TEXT in the academic genres - Master´s dissertation and Doctoral´s thesis. Based on these results, we conclude that the terms before, now and then are multifunctional words and assume specific functions, in certain contexts, that contribute mainly in the organization and in the construction of meaning of the academic text through the functions: sequential textual, introducer of turn-taking and discourse marker.
Functionalist Linguistic. Use. Academic Genres. Grammaticalization.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO, ENSINO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Funcionalismo, gramaticalização e construção discursiva: preceitos teórico-metodológicos, análise de processos linguísticos, itens lexicais e construções e suas implicações para o ensino da língua portuguesa: II Fase

Banca Examinadora

JOAO BOSCO FIGUEIREDO GOMES
Sim
Nome Categoria
ROSANGELA MARIA BESSA VIDAL Docente
EDAIR MARIA GORSKI Participante Externo
ANTONIO LUCIANO PONTES Docente

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 17

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim