O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, cada vez mais frequente, possibilitou o crescimento da educação a distância e seu desdobramento: o Ensino Híbrido, apontado como futuro lógico da educação. Esta pesquisa de cunho qualitativo, prestou-se a investigar as contribuições da implementação da Sala de Aula Invertida, um modelo do Ensino Híbrido, na EEEFM Rômulo Castello, localizada no município de Serra, no que tange à apropriação do conceito de função. O método foi adotado junto aos alunos de uma turma da primeira série do Ensino Médio no turno matutino, com a utilização da plataforma Moodle e de um aplicativo de comunicação instantânea. A coleta de dados foi realizada com a utilização de questionário, avaliações presenciais e online e observações da participação em sala e online, que serão analisados à luz das teorias de Sfard, Tori, Valente e Vigotski. Assumimos ainda que a tecnologia deve ser aliada à educação para potencializar o aprendizado crítico e útil à vida na atual sociedade, colocar o aluno no foco do trabalho e o tornando parte ativa de sua própria aprendizagem. Observamos a dificuldade do uso da tecnologia na escola, no que se refere às condições dos equipamentos e a resistência dos alunos quanto ao uso da plataforma Moodle, preferindo outras formas de interação virtual e a necessidade de se inserir as tecnologias digitais desde o Ensino Fundamental. O livro “Força Bruta”, desenvolvido para esta pesquisa, juntamente com as videoaulas contribuíram para a compreensão do conceito de Função, sendo estes fatores determinantes para a ampliação dos estudos fora do tempo e espaço escolares. Essa metodologia contribuiu para o aumento do tempo de estudos em casa. A interação entre os indivíduos possibilitou melhora na autoconfiança e proatividade dos alunos, contribuindo, em geral, para um desempenho melhor nas avaliações. Finalmente, este trabalho contribui no sentido de compreender melhor as metodologias híbridas, apontando possibilidades de trabalhos em turmas do Ensino Médio e as barreiras ainda existentes que, em algum grau, dificultam sua implementação.