Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Ciências e Biotecnologia (31003010079P0)
DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO TÁTIL PARA ENSINO DE BIOTECNOLOGIA E BIOLOGIA MOLECULAR PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO MÉDIO
BIANCA NAVARRO MARINHO MEIRELES
DISSERTAÇÃO
28/02/2014

O tema Biotecnologia envolve assuntos tais como clonagem terapêutica, vacinas gênicas, alimentos transgênicos etc., todos de difícil compreensão no contexto escolar. Para alunos que apresentam necessidades educacionais especiais esta dificuldade é ainda maior. O tema Síntese de Proteínas, usualmente associado a um grande número de figuras e esquemas que tentam mediar a sua compreensão, pode se constituir num verdadeiro desafio para os alunos com deficiência visual (CDV). A compreensão e assimilação destes conteúdos pode ser facilitada para os alunos com CDV a partir da utilização de recursos e materiais didáticos especializados ou adaptados tais como materiais táteis e textos em braile. Foi elaborado um material didático táctil para o ensino do tema Síntese de Proteínas em turmas contendo alunos CDV. No entanto, não foi avaliado como este tipo de material contribui para dinâmica de aulas inclusivas, em ambiente onde a maioria dos alunos utiliza recursos visuais para o aprendizado do mesmo conteúdo. Neste projeto, foram avaliadas as vantagens e desvantagens deste tipo de material a partir das narrativas obtidas de professores e alunos de uma escola federal que conta com alunos CDV. Testes baseados em solução de problemas foram aplicados com o intuito de avaliar a eficiência dos materiais concretos em alto relevo como recurso didático para alunos CDV. Os resultados obtidos na produção e avaliação dos materiais didáticos táteis para ensino de biologia molecular ligado a biotecnologia demonstraram que aplicação dos mesmos obteve validação pedagógica, e mostrou que 70% dos alunos videntes e todos os alunos CDV conseguiram elaborar respostas plausíveis na solução do problema na atividade teste. Constatou-se também que os professores entrevistados conhecem uma gama maior de recursos didáticos para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais, porém a maioria deles ainda não produz materiais didáticos especializados ou adaptados a seus alunos CDV. E em consonância com esse fato, tanto alunos videntes quanto CDV disseram de forma espontânea que a maiores dificuldades enfrentadas por eles se referem a decorar/memorizar os conteúdos teóricos e a falta de investimentos nos recursos visuais e atividades práticas para as aulas de biologia.

material didático tátil, alunos deficientes visuais, Biotecnologia
The theme ‘Biotechnology’ involves issues such as therapeutic cloning, genetic vaccines, GM foods, recombinant technology, etc., which are difficult to understand in the context of regular basic schools, and it becomes even more complex to students with special educational needs. The Synthesis of Proteins usually associated with a most numbers of figures and schemes that try to mediate their understanding can be a real challenge for the visually impaired students (IV). The understanding and assimilation of such content may be facilitated for students with DV from the use of resources and specialized or adapted materials such as tactile and Braille texts. A tactile didactic material for learning theme Protein Synthesis in classes containing students IV was prepared. However, it was not reported as such materials contribute to the dynamics of inclusive classes, in an environment where most students use visual aids for learning the same content. In this project, we evaluated the advantages and handicaps of this type of material obtained from the narratives of teachers and students of a federal school that has IV students. Tests based on based problem learning were subsequently applied to evaluate the efficiency of concrete materials in high relief as a teaching resource for IV students. The results in the production and evaluation of tactile learning materials for teaching molecular biology linked to biotechnology demonstrated that application of the same pedagogical value, and showed that 70 % of all students not blind and IV students have devised plausible answers in solution the problem in activity test. It was also found that teacher´s response know a wider range of teaching resources of pupils with special educational needs, but most of them not yet produces specialized educational materials or adapted to your IV students. And in line with this fact, seers both students and DV spontaneously said that the greatest difficulties faced by them refer to memorize / memorize the theoretical content and the lack of investment in the visual and practical activities for biology classes.
tactile didactic material, visually impaired students, Biotechnology
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Contexto

CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA - INTERAÇÕES MOLECULARES, CELULARES E SISTÊMICAS
DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS, PROCESSOS E PRODUTOS PARA A DIVULGAÇÃO E ENSINO DA BIOTECNOLOGIA
DIFUSÃO DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR E BIOTECNOLOGIA

Banca Examinadora

GUTEMBERG GOMES ALVES
Sim
Nome Categoria
CRISTINA MARIA CARVALHO DELOU Docente
EDICLEA MASCARENHAS FERNANDES Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - Programa de Extensão Universitária (ProExt) 12

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim