Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
EDUCAÇÃO (42003016014P2)
AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ESTÁGIO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PROPOSTA FORMATIVA ANCORADA NA PESQUISA-AÇÃO
LUCIANA TOALDO GENTILINI AVILA
TESE
07/03/2017

Esta pesquisa surgiu da necessidade de contribuir com a formação inicial dos professores de Educação Física no Brasil e oportunizar ações para que aprendam a autorregular processos de aprender para ensinar durante os estágios. O objetivo geral que guiou esta investigação foi identificar quais as potencialidades da pesquisa-ação, ancorada na autorregulação da aprendizagem e na estimulação da recordação, utilizada como estratégia formativa durante os estágios em Educação Física escolar. Os participantes da pesquisa foram 12 estagiários de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública localizada na região sul do Brasil. Os estagiários, junto a uma pesquisadora, formaram um grupo de pesquisa-ação, chamado Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física Escolar (GRUPESF). O objetivo orientador das ações executadas pelos membros desse grupo foi buscar soluções aos problemas pedagógicos encontrados pelos estagiários nas aulas dos estágios. Os instrumentos utilizados para o desenvolvimento desta pesquisa foram: entrevistas semiestruturadas, estimulação da recordação, perguntas detonadoras, encontros presenciais em grupo e trocas de informações registradas pelos participantes do grupo no Facebook. As atividades do GRUPESF ocorreram ao longo dos dois semestres do ano de 2014, durante dois estágios obrigatórios do curso em questão. Os dados coletados na investigação foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os achados desta pesquisa foram organizados em três estudos. No primeiro estudo, são apresentados os sinais de mudança, potencializados pela pesquisa-ação, observados nas percepções e na atuação pedagógica dos estagiários. No segundo estudo, são referidas as contribuições da estimulação da recordação para a superação dos desafios encontrados pelos estagiários durante a realização dos estágios. No terceiro estudo, são apresentadas as experiências críticas, oportunizadas pela pesquisa-ação, na formação dos estagiários. Ao se considerar os achados desta pesquisa, defende-se a tese de que, ao serem possibilitadas, ao futuro professor, condições favoráveis à análise, reflexão e discussão sobre a prática pedagógica, este terá condições de qualificar sua docência, utilizando-se dos princípios da autorregulação para aprender e ensinar.

Autorregulação da Aprendizagem;Educação Física Escolar;Formação de Professores;Estágio Curricular Supervisionado;Estimulação da Recordação.
This research arose from the need to contribute to the initial training of Physical Education teachers in Brazil and to provide opportunities for them to learn to regulate processes of learning to teach during the internships. The general objective that guided this research was to identify the potentialities of action research, anchored in self-regulation of learning and recall stimulated, used as a formative strategy during Physical Education interships. The participants of the research were 12 undergraduate students of a Licentiate in Physical Education of a Public University located in the southern region of Brazil. The students, together with a researcher, formed an action research group, called the Research and Training in Physical School Education Group (GRUPESF). The guiding objective of the actions performed by the members of this group was to find solutions to the pedagogical problems encountered by students in the classes of the internships. The instruments used for the development of this research were: interviews, recall stimulated, detonation questions, presential meetings and the exchange of information registered by the group on Facebook. The activities of GRUPESF took place in two academic semesters and accompanied the students in two of their obligatory internships. Data collected in the research were analyzed through content analysis. The results of this action research were organized in three studies. In the first study are presented the signs of change, potentiated by action research, observed in the perceptions and pedagogical performance of the students. In the second study are mentioned the contributions of recall stimulated to overcome the challenges encountered by interns during the internship. The third study shows the critical experiences, made available by action research, to the training of the students. When considering the results obtained in the mentioned studies, the thesis here defended that, by provinding conditions favorable to the analysis, reflection and discussion about the pedagogical practice to the future Physical Education teacher, he/she will be able to qualify his/her teaching, using principles of self-regulation to learn and teach.
Learning self-regulated;Physical Education;Teacher training;Supervised internship;Recall stimulated.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO
CULTURA ESCRITA, LINGUAGENS E APRENDIZAGEM
A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA/FAE/UFPEL

Banca Examinadora

LOURDES MARIA BRAGAGNOLO FRISON
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
BEATRIZ MARIA BOESSIO ATRIB ZANCHET Docente - PERMANENTE
MARIANGELA DA ROSA AFONSO Participante Externo
EVELY BORUCHOVITCH Participante Externo
ANA MARGARIDA VEIGA SIMÃO Participante Externo

Vínculo

Colaborador
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim