• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (42002010004P4)
MODEL FOR STRATEGIC ANALYSIS OF COMPANY’S PARTNERSHIPS
ADRIANA YOLANDA MORALES GARZA
DISSERTAÇÃO
12/01/2018

A globalização provocou um aumento da concorrência no mercado; devido a isto, nas últimas décadas, as empresas têm buscado diferentes maneiras de sobreviver e gerar altos lucros. As alianças estratégicas tornaram-se populares entre as corporações, como forma de reduzir custos, obter conhecimento, gerar produtos mais inovadores, obter diferentes canais de distribuição, entre outras vantagens. No entanto, esses tipos de organizações nem sempre são bem-sucedidos. Há uma falta de modelos na literatura que possam avaliar o desempenho de parcerias e de cada empresa individual fazendo parte dela. Assim, este estudo pretende desenvolver um novo modelo genérico que possa avaliar o desempenho de alianças horizontais e verticais e fornecer informações sobre a estratégia de negócios em que cada aliança deve se concentrar para melhorar seu desempenho. O novo modelo 3D baseia-se em dois modelos existentes, o modelo Weise (2005) e o modelo Petter (2012). Para provar sua aplicabilidade, foi implementado em duas alianças estratégicas diferentes em Santa Maria, RS: Sonnen Energia e APL - Metal Centro. Resultados da avaliação do desempenho dessas duas alianças estratégicas usando o modelo 3D, fornecem aos usuários informações importantes para garantir o sucesso em seus objetivos de curto e longo prazos.

Parcerias;Alianças estratégicas;Competitividade;Estratégias de negócios
Globalization has caused an increase in market competition; because of this, in the last decades, firms have been looking for different ways to survive and generate high profits. Strategic alliances have become popular among corporations, as a way to reduce costs, gain knowledge, generate more innovative products, obtain different distribution channels, among other advantages. However, these types of organizations are not always successful. There is a lack of models in the literature that can evaluate the performance of partnerships and of e ach individual company making part of it. Thus, this study aims to develop a new generic model that can evaluate the performance of horizontal and vertical alliances, and also provide information about the business strategy that each different alliance should focus on to improve its performance. The new 3D model is based on two existing models, the Weise Model (2005) and the Petter Model (2012). In order to prove its applicability, it was implemented in two different strategic alliances in Santa Maria, RS, Sonnen Energia and APL - Metal Centro. Results from the evaluation of the performance of these two strategic alliances using the 3D Model, provide the users key information to ensure success in their short and long-term goals.
Partnerships;Strategic Alliances;Competitiveness;Business Strategies
01
90
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Model for Strategic Analysis of Company-DEFESA.pdf

Contexto

GERENCIA DA PRODUÇÃO
INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL - MESTRADO
EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE

Banca Examinadora

ANDREAS DITTMAR WEISE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RICARDO ANDRE HORNBURG Participante Externo
DENIS RASQUIN RABENSCHLAG Participante Externo

Vínculo

Colaborador
Empresa Privada
Empresas
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.69.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer