Governo Federal

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
ENGENHARIA AERONÂUTICA E MECÂNICA (33011010008P0)
ESTIMATIVA DE PARAMETROS AERODINAMICO S LONGITUDINAIS DE UMA AERONAVE DE COMBATE EM SUBESCALA
LEONARDO MURILO NEPOMUCENO
DISSERTAÇÃO
30/11/2017

A utilização de modelos em escala é uma ferramenta muito útil e vem sendo aplicada desde os primeiros projetos de aeronaves. O uso de modelos dinâmicos que permitem voos similares a de uma aeronave tripulada, tem ganho mais atenção da indústria ultimamente graças ao desenvolvimento de sistemas de aquisição em voo e eletrônica relacionada. O estudo e as potenciais contribuições de um modelo dinâmico em voo livre estão sendo desenvolvido em parceria entre a Universidade de Linkõping e o ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Enquanto a instituição sueca construiu, voou e aquisitou dados em voo de uma aeronave de combate em subescala, o presente trabalhou realizou o processamento destes dados e identificou os parâmetros aerodinâmicos da aeronave. A abordagem utilizada foi a identificação de parâmetros por meio do Método de Erro de Saída do modelo longitudinal da aeronave em escala. A aplicação do método de identificação seguiu o processo do M4V, Manobra, Modelo, Método, Medida e Validação. A aeronave foi excitada em voo por uma entrada doublet no elevon com a intenção de excitar adequamente o modo de voo de curto período. A aplicação da excitação na superficie de comando foi analisada e discutida. A realização da validação deste modelo utilizou critérios estatísticos e sua incerteza também foi estimada. Por fim, o modelo também foi comparado a uma manobra gravada em voo, que não fez parte dos dados utilizados na identificação.

ESTIMATIVA DE PARAMETROS;METADOS DE ERRO DE SAIDA;SBESCALA
The use of subscale models is a useful too!of project and it has been used since the first aircraft projects. Dynamic models allow similar flights of manned aircraft, and has getting more attention from industry in the last years. Due to the development of data acquisition and related electronics. The study and potential contributions of dynamic model in free flight, is being developed in partnership between Linkõping University and ITA - Aeronautics Institute of Technology. While the swedish university built, flew and acquired the data in flight of a subscale fighter demonstrator, ITA processed this data and identified the aerodynamic parameters of the aircraft. The approach presented in this work is the identification of parameters using the Output Error Method of the longitudinal model of the subscale model. The application of this method of identification followed the M4V process, Maneuver, Model, Method, Measure and Validation. The aircraft was excited in flight by a doublet input in the elevon with intention to properly excite the flight mode. The application of the excitation at command surface was analyzed and discussed. The validation of the model used statistical criteria and the uncertainty was estimated yet. Finally, the model was compared to a recorded maneuver not used in the process of validation.
ESTIMATE OF PARAMETER;SUBESCALA;FLIGHT MECHANICS
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PORTUGUES
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

Contexto

Projeto aeronáutico, estruturas e sistemas aeroespaciais
DINÂMICA DO VOO, CONTROLE E AEROELASTICIDADE
FADEMO - FUTURE COMBAT AIRCRAFT DESIGN STUDY AND DEMONSTRATION

Banca Examinadora

ROBERTO GIL ANNES DA SILVA
Sim
Nome Categoria
LUIZ CARLOS SANDOVAL GOES Docente
MAURICIO ANDRES VARELA MORALES Participante Externo
BENEDITO CARLOS DE OLIVEIRA MACIEL Participante Externo

Vínculo

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Não