Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
História da Arte (33009015086P6)
ALTERIDADES EM DEBATE: PARAHEREGES II DE LEÓN FERRARI NA PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO
EDY CARLOS LEITE DA SILVA
DISSERTAÇÃO
30/06/2017

León Ferrari foi um artista contemporâneo argentino conhecido por sua polêmica obra, que critica o poder e a ideologia cristã ocidental. Entre seus vários trabalhos, a série Parahereges, aqui estudada com maior atenção (especificamente a Pareherege II), é uma mostra do caráter questionador e autêntico do artista, dentro de um sistema de arte aparentemente livre, mas envolto por uma sociedade ainda fiel aos costumes, às tradições e às ideologias da Igreja católica. Seu aspecto provocador está justamente no encontro entre obras de arte sacras, ou imagens de santos, associadas a atrocidades desumanas cometidas por famosos sistemas políticos da sociedade atual, como o nazismo. A trajetória dessa pesquisa segue o caminho histórico de sua jornada enquanto artista num país que sofreu uma das piores ditaduras da América Latina. Além disso, o processo formativo das obras da série em questão resultou da pesquisa do artista sobre a fotomontagem, que será observada aqui sob o viés do artista alemão John Heartfield. A esse respeito, a teoria do filósofo Walter Benjamin servirá de apoio e sustentação ao que se entende por fotomontagem política.

Imagem Fotográfica;Circulação cultural;León Ferrari. Ditadura e Pós-Ditadura na América Latina;Pinacoteca do Estado de São Paulo.
León Ferrari was an Argentine contemporary artist known for his controversial work, wich criticizes the western christian power and ideology. Among his many works of art, the Parahereges series, studied here with greater attention (specifically the Pareherege II), is an evidence of the artist's questioning and authentic character, within an apparently free art system, but wrapped by a society still faithful to catholic Church's mores, traditions and ideologies. Its provocative feature lies precisely in the encounter between sacred works of art, or images of saints, associated with inhuman atrocities committed by famous political systems of the present-day society, like Nazism . The trajectory of this research follows the historical path of his journey as an artist in a country that suffered one of the worst dictatorships in Latin America. Besides that, the formative process in the works of the series in question resulted from the artist's research on photomontage, which will be observed here under the bias of the German artist John Heartfield. In this respect, the philosopher Walter Benjamin's theories will serve as support and sustention to what is understood as political photomontage.
Photographic Image;Cultural circulation;Pinacoteca of the State of São Paulo;León Ferrari;Dictatorship and Post-Dictatorship in Latin America
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

HISTÓRIA DA ARTE
INSTITUIÇÕES, DISCURSOS E ALTERIDADE
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Banca Examinadora

VIRGINIA GIL ARAUJO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOANA DE FATIMA RODRIGUES Participante Externo
MARIA ANGELICA MELENDI DE BIASIZZO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 6

Vínculo

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Não