Atualmente, com o crescente número de sistemas críticos, tais como os da área aeroespacial, envolvendo software, hardware, ambiente e interação humana, é necessário que sua integridade seja garantida para evitar falhas. Neste contexto, a análise de perigos tem um papel fundamental no desenvolvimento do projeto. Uma atividade de levantamento de requisitos pobre ou um projeto com gerenciamento mau conduzido pode criar potenciais problemas no sistema, permitindo a ocorrência de falhas durante a sua utilização. Esta tese apresenta uma abordagem otimizada para o processo de análise de perigos. Esta abordagem, criada sob o processo ELICERE, combina as técnicas de sistemas de informação, como ontologias, juntamente com engenharia de segurança, mais especificamente a técnica de análise de perigos. O ELICERE possui atualmente uma ferramenta, chamada PRO-ELICERE, para análise semi-automatizada de perigos. O ELICERE utiliza os recursos da técnica de modelagem de requisitos ISTAR como entrada para a análise de perigos, que foi baseada nas características principais das técnicas HAZOP e FMEA. Após a criação do modelo dos componentes do sistema por meio dos diagramas ISTAR, eles devem ser importados para o PRO-ELICERE, a fim de se criar os questionários com base em palavras-guia. Cada questionário irá determinar as medidas de mitigação para cada perigo potencial. Para realizar a análise, criou-se um conjunto de ontologias, intitulado ontoELICERE, para representar os modelos do sistema e seus
atributos existentes (ontoISTAR), os questionários a serem preenchidos (ontoQUESTION) e as medidas de mitigação (ontoMITIGATION). Por meio das informações fornecidas pelo analista, são realizadas inferências para se descobrir informações sobre o sistema e indicar as medidas de mitigação para os perigos. Além das ontologias, foi incluída neste estudo uma base de conhecimento para auxiliar na busca de mitigações adotadas em análises já realizadas. Para avaliar a aplicabilidade do ontoELICERE, as ontologias foram aplicadas em quatro casos de acidentes da área aeroespacial: o veículo lançador Ariane 5 e as sondas MCO, MPL e Schiaparelli. A contribuição inovadora desta tese é a utilização de ontologias associando análise de perigos e sistemas aeroespaciais em uma mesma aplicação, permitindo a representação dos sistemas analisados e de suas análises por meio de instâncias do ontoELICERE.