Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
LETRAS (40002012012P8)
CRÔNICA, ENSINO E MASCULINIDADES: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS
RENATA BELONI DE ARRUDA
TESE
19/09/2017

O presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre as articulações possíveis do ensino de literatura, por intermédio de textos de crônica, com as questões de gênero, mais especificamente sobre as masculinidades. Para isso, elegemos como foco de análise materiais didáticos dedicados ao primeiro ano do Ensino Médio e recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático, com o intuito de verificar o tratamento dispensado à crônica, presentes nesses materiais, e a inclusão do gênero nos estudos literários. As questões relacionadas ao ensino de literatura e à problemática que envolve o assunto tornaram-se fundamentais para a discussão de novas formas de produção e recepção de obras literárias e o papel das instituições de ensino neste novo cenário. Junto aos questionamentos sobre leitura e, particularmente sobre a leitura de textos literários, apontamos para as especificidades que o texto literário traz consigo, incluindo, além de questões estéticas e particularidades composicionais, temas como as masculinidades e seus entrelaçamentos na sociedade contemporânea. As crônicas selecionadas para este trabalho, todas do escritor brasileiro Fabrício Carpinejar, abordam as configurações das masculinidades e proporcionam ao leitor reflexões sobre os desdobramentos desta temática, além de possuírem características que possibilitam a abordagem do caráter híbrido da crônica, ao transitar entre a literatura e o jornalismo.  

Crônica. Masculinidades. Ensino de literatura. Carpinejar.
The present work aims to think over the possible articulations between literature teaching, through chronic texts, with gender issues, more specifically on masculinities. For this, we elected teaching materials destined to the first year of High School and recommended by the National Program of Didactic Book as our focus of analysis, with the purpose of verifying the treatment reserved to texts of chronicles, present in these materials, and the inclusion of the gender in literary studies. The questions related to literature teaching and the issues that surround the subject, have become fundamental for the discussion of new forms of production and reception of literary works and the role of educational institutions in this new scenario. Along with the questions about reading and, particularly about the reading of literary texts, we point to the specificities that the literary text brings with it, including, besides aesthetic questions and compositional particularities, themes such as masculinities and their interlancings in contemporary society. The selected chronicles for this work, all written by brazilian writer Fabrício Carpinejar, approach the configurations of masculinities and provide the reader with reflections on the developments of this theme, in addition to having characteristics that make possible the approach of the hybrid character of the chronicle, while moving between literature and journalism.
Chronic;Masculinities;Teaching Literature;Carpinejar.
1
175
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

LITERATURA BRASILEIRA E OUTRAS LITERATURAS VERNÁCULAS
CONSTRUÇÕES E PROCESSOS IDENTITÁRIOS
Papéis masculinos: o enfoque das masculinidades no conto e na crônica a partir do fim do século XX

Banca Examinadora

LUIZ CARLOS SANTOS SIMON
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUCIANE GUIMARAES BATISTELLA BIANCHINI Participante Externo
REGINA CELIA DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
MARIA CAROLINA DE GODOY Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 31

Vínculo

-
-
-
Não