O presente trabalho analisa o Programa Nacional de Inclusão de Jovens
ProJovem Urbano, em específico, a formação de professores ofertada aos docentes
do Programa. Instituído em 2005, na primeira gestão do Governo Lula, o ProJovem
Urbano tem como finalidade a conclusão do ensino fundamental, a qualificação
profissional e a ação comunitária de jovens, com idades entre 18 e 29 anos. O
Programa em questão oferta aos docentes uma formação inicial e continuada
durante 18 meses, com o intuito de que os professores tenham um conhecimento
mais profundo dos princípios e conceitos, entre outros aspectos norteadores do
Programa. Tendo em vista que existem diversas abordagens teóricas em relação à
formação de professores, este trabalho desenvolveu uma interlocução entre
diferentes autores dessa área, considerando suas especificidades conceituais. Esse
diálogo busca alcançar um eixo norteador do que possa vir a ser considerada uma
formação de professores embasada em um campo conceitual crítico e consistente.
Neste direcionamento, não existe uma fórmula certa para a formação de
professores, mas é necessário discutir diversas abordagens para a formação desses
profissionais. Essas abordagens são discutidas nesse trabalho utilizando-se estudos
acadêmicos que abordam a formação do professor reflexivo; outros trabalhos que
analisam a formação crítico-reflexiva; e por fim, estudos que abordam o
desenvolvimento da autonomia, as dimensões dos conteúdos específicos, a
dimensão das habilidades técnicas e a dimensão das relações situacionais; entre
estes: Tanuri (2000); Nóvoa (1997); Ludke (2004); Tardif (2012); Imbernón (2011);
Severino (2003), dentre outros. A metodologia de pesquisa empregada neste estudo
está centrada na abordagem qualitativa, considerada a mais propícia para alcançar
os objetivos propostos e capturar os diferentes significados vivenciados pelos
docentes durante sua formação. Nesse sentido, o Estudo de Caso foi utilizado como
estratégia de pesquisa, considerada pertinente em um contexto complexo e
dinâmico, como o da formação de professores para o ProJovem Urbano. A
triangulação de métodos foi utilizada, com o intuito de minimizar as limitações de
cada instrumento de coleta de dados da pesquisa, a saber: entrevista
semiestruturada, do tipo centralizada no problema, observação naturalista e
pesquisa documental. A Análise de Conteúdo foi usada para a interpretação dos
dados das entrevistas, que foram realizadas com os professores no Programa em
questão do ensino fundamental, qualificação profissional e ação comunitária, na
cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Assim, através das observações de campo
e das entrevistas realizadas, os seguintes resultados foram obtidos: a grande
maioria dos entrevistados percebe pouca relação entre a formação continuada
ofertada pelo ProJovem Urbano e sua prática em sala de aula, sendo que as
técnicas, as atividades e os métodos que utiliza, muitas vezes, advém de sua própria
experiência docente e história de vida. Ainda, assim, trouxeram para a entrevista
críticas ao modelo formativo adotado pela edição 2012 do ProJovem Urbano no
Município de Belo Horizonte, por perceberem este como excessivamente teórico,
desconectado de sua prática docente e de sua vivência escolar. Nessa direção, a
formação ofertada pelo ProJovem Urbano em Belo Horizonte possui uma visão
tradicional de formação de professores.