O objetivo do estudo foi conhecer as práticas discursivas sobre gênero e sexualidade entre estudantes do ensino fundamental II e ensino médio, visando apontar diretrizes e contribuir para as políticas públicas equitativas de gênero. A abordagem metodológica adotada foi a qualitativa, tipo de investigação que tem fundamental importância para o estudo das populações no que se refere a seu modo de viver, aos sentimentos, às crenças, percepções e opiniões. Este estudo tevecomo proposta a abordagem teórico-metodológica da produção de sentidos do cotidiano preconizada por Spink e Frezza (2004), uma forma de trabalhar com a linguagem, fundada na psicologia social, sob a perspectiva construcionista. Ao apresentar a vertente discursiva, buscamosa produção de sentidos a partir dos discursos do cotidiano e da acepção que são atribuídosao ser homem e ao ser mulher. O estudo aconteceu em duas etapas, sendo que a primeira contou com 211 estudantes, de ambos os sexos, na faixa etária entre 13e 18 anos de idade. Na segunda etapa, participaram sete estudantes, de ambos os sexos, na faixa etária de 15 a 17 anos. Os critérios de inclusão foram:estar matriculado e frequentando as aulas do último ano do ensino fundamental II e ensino médio da escola. A coleta de dadosconsistiu em aplicar dois instrumentos de pesquisa:na primeira etapa, foram aplicadasduas questões abertas para 211 estudantes;e, na segunda etapa,foi aplicada a técnica de grupo focal (GF) fundamentada nos pressupostos das práticas discursivas. Os dados que emergiram da primeira etapa foram organizados em uma planilhano Excele,posteriormente tratados pelo software Alceste, que é uma primeira classificação estatística de "unidades de contexto" do corpus estudado a partir da distribuição de palavras em "unidades", a fim de identificar as palavras mais características que subsidiaram a etapa seguinte do estudo. Na segunda etapa, as palavras mais características da primeira etapa subsidiaram o grupo focal, cujo conteúdo foi gravado e transcritointegralmente. A seguir,foi realizada a análise temática agrupada em mapas de associação de ideias, que é uma forma de decompor o texto ao máximo para chegar na essência da discussão. O material empírico resultante dos grupos focais foi discutido sob a luz dos pressupostos do construcionismo social. A justificativa dessa escolha está no rigor que essa alternativa teórica oferece, pois possibilita explicitar os passos da análise e da interpretação de modo a propiciar o diálogo. Para realizar o tratamento dos dados,adotamos a análise crítica do discurso (ACD), de Fairclough (2012), perspectiva teórica sobre a língua e a semiose. A semiose inclui várias formas de produção de sentidos-imagens, linguagem corporal e a própria língua. Esse processo de significação e produção de significados acontece a partir da estrutura analítica da ACD,cujositens esquemáticospermitemidentificar a problemática e como é a sua inserção no cotidiano, seus obstáculos e como superar os desafios apresentados discursivamente sobre o ser homem e ser mulher. Os resultadosmostraram aconduta de adolescentes em relação ao tratamento dado às questões pertinentes às práticas discursivas de gênero e sexualidade. No que se refere àsexualidade,sãoapresentadasconfigurações como a bissexualidade eo relacionamento aberto, além de relações sexuais sem uso de preservativo situação que aumenta as condições de sujeição e subordinação feminina.As práticas discursivas de gênero e sexualidade configura-sepela divisão sexual no trabalho e no esporte.Durante o estudo, identificadasviolações aos direitos humanos. Por isso recomendamos ao poder público buscar meios de combater o assédio, a violência sexual e a discriminação contra as mulheres.É imperativo retomar as ações em prol da equidade de gênero, combater a discriminação e a violência de gênero. Além disso, se faz fundamental alocar investimento público,social e financeiro para retomar as ações em educação, saúde e políticas de igualdade em prol da proteção de adolescentes.