Esta pesquisa tem como princípio orientador o de compreender os conhecimentos geográficos de jovens universitários, expressos em conceitos sobre a cidade e o urbano, como indicadores de resultados de processos de ensino-aprendizagem na educação básica, notadamente no ensino médio. E, mais especificamente: analisar as propostas oficiais nacional, estadual e municipal de Teresina, para o ensino médio, como formadoras de currículo para o ensino de Geografia; identificar as concepções de cidade e urbano como conteúdos para o ensino de Geografia nos contextos do ENEM e dos livros didáticos de Geografia para o ensino médio; conhecer o perfil socioeconômico dos jovens universitários recém-ingressos da UFPI-Teresina em diferentes graduações, na condição de sujeitos desta pesquisa; verificar componentes curriculares do ensino médio referentes ao conhecimento geográfico presentes na compreensão dos jovens universitários em relação ao espaço urbano e da cidade de Teresina; e definir elementos norteadores de diretrizes curriculares para o ensino de Geografia, tendo em vista práticas cidadãs. Para tanto, a pesquisa utilizou como principais referências teórico-metodológicas Vygotsky (2000, 2007) e Cavalcanti (2005, 2008, 2012, 2014a). O trabalho desses autores, em conjunto com outros escritores, colaborou para a formatação e utilização dos seguintes instrumentos: pesquisa documental, pesquisa nas provas do ENEM, pesquisa em livros didáticos, questionário para jovens recém-ingressos, atividade para a verificação de conhecimentos científicos e cotidianos, bem como grupos de discussão; além das análises que foram sendo estruturadas de acordo com a coleta das informações. Nesse contexto, valeu-se, para as análises, da abordagem qualitativa, seguindo o método dialético. A pesquisa foi realizada em Teresina, no campus Ministro Petrônio Portela, da UFPI, durante os anos de 2015 e 2016, e teve como sujeitos os jovens recém-ingressos dos cursos de Engenharia Elétrica (CT), Bacharelado em Direito (CCHL), Licenciatura em Pedagogia (CCE), Licenciatura em Educação Física (CCS), Medicina Veterinária (CCA) e Licenciatura em Matemática (CCN). Dentre as principais conclusões, constatou-se que os jovens, apesar de predominantemente restringirem-se aos conhecimentos empíricos sobre os aspectos urbanos e sobre a cidade de Teresina, forneceram, ao mesmo tempo, indícios de um ensino médio que ainda persiste na busca por resultados positivos em testes que são utilizados como indicadores nacionais de qualidade. É o caso, sobretudo, do ENEM, pois essa parece ser a opção de grande parte das escolas para que seus alunos tenham êxito em aprovações nas universidades. Além disso, verificou-se que um diagnóstico qualitativo estimula a autoavaliação dos jovens e fornece os indícios necessários para que se possa analisar o que eles conseguiram internalizar sobre os conhecimentos geográficos durante a educação básica, identificando, assim, como foi o processo de ensino-aprendizagem a eles submetido. Muito embora se reconheça que a capital do Piauí tem suas especificidades, sabe-se que muito do que for discutido em tais orientações pode contribuir para estudos de outras cidades brasileiras, o que dá uma dimensão nacional à tese. Por fim, nesta tese os órgãos competentes que gerenciam a educação encontram o que seria o passo inicial para realizar diagnósticos qualitativos com vistas a compreender e elaborar propostas que colaborem para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem em Geografia.