Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
ARQUITETURA E URBANISMO (53001010042P8)
Análise Bioclimática de Conjunto Arquitetônico Moderno de Valor Cultural: a Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
CHRISTINE PINTO LUCAS
DISSERTAÇÃO
21/06/2017

Encontramos hoje em grande parte das cidades brasileiras um parque edificado que conta com um substancial número de construções exemplares do modernismo, com 50 anos ou mais de existência. Considerando-se uma natural demanda de ações de intervenção nestes edifícios, seja para promover reparação, adaptação ou atualização, torna-se necessário agregar múltiplos critérios para se chegar a melhores decisões de projeto. O presente trabalho trata do tema da conservação da arquitetura moderna abordado segundo o conceito de bioclimatismo, numa tarefa interdisciplinar que procura a conciliação entre o desenvolvimento sustentável e a necessidade de preservar o patrimônio cultural edificado, aplicados em um estudo de caso. Ademais, busca difundir a ideia de sustentabilidade na arquitetura para além dos limites do edifício, incorporando o espaço público exterior. Os objetivos da pesquisa foram investigar as estratégias bioclimáticas presentes – e ausentes – no conjunto arquitetônico da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, através da análise ambiental do espaço público, reconhecer as qualidades da arquitetura moderna no objeto de investigação, estudando a trajetória desse movimento artístico no Brasil, identificar seus valores patrimoniais segundo a teoria de Alois Riegl e criar diretrizes para valoração e melhoria do seu desempenho bioclimático, considerando-se a preservação de suas características históricas, seus valores sociais, culturais e o desempenho ambiental de sua estrutura física. Por fim, são listadas recomendações gerais para que as práticas intervencionistas em bens de valor cultural não promovam a sua descaracterização.

Bioclimatismo;Arquitetura Moderna, Valor Cultural, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
Today we find in a large part of Brazilian cities a built environment with a heritage of a substantial number of exemplary modernist buildings, with 50 or more years of existence. Due to the constant need and high demand in maintaining and rehabilitating these buildings over time, whether to repair, retrofit or renovate, it becomes necessary to analyse multiple criteria in order to make better project decisions. This essay deals with the preservation of modern architecture through a bioclimatism concept and approach: it consists of an interdisciplinary effort to reconcile sustainable development and the need to preserve its cultural heritage and identity applied in a case study. In addition, it looks to spread the sustainable architecture idea beyond the boundary of buildings to the public outdoor space. The goal of this research was to investigate existing - and missing - bioclimatic strategies in the University of Brasilia School of Education Studies building complex. This was accomplished through an environmental analysis of the public space to recognize the characteristics of modern architecture in the case study, by observing the trajectory of this artistic movement in Brazil, identifying heritage values according to Alois Riegl's theory and creating guidelines for valuing and improving its bioclimatic performance, considering the preservation of historical characteristics, social and cultural values and environmental performance of its physical structure. As a result, general recommendations are established in order to prevent descharacterization during interventionist practices in the built environment with significant cultural heritage.
Bioclimatism;Modern Architecture, Cultural Value, University of Brasilia School of Education Studies.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

TECNOLOGIA, AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
SUSTENTABILIDADE, QUALIDADE E EFICIÊNCIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO
PARAMETRIZAÇÃO DOS ESPAÇOS ABERTOS. ESTUDO DE CONFIGURAÇÃO URBANA E DESEMPENHO AMBIENTAL PARA A REABILITAÇÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL - FASE 2

Banca Examinadora

MARTA ADRIANA BUSTOS ROMERO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANA ELISABETE DE ALMEIDA MEDEIROS Docente - PERMANENTE

Vínculo

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Não