Revisões da literatura, nacional e internacional, apontam que a utilização do
lúdico no ensino de Ciências e de Química tem aumentado na última década.
Isto se deve ao reconhecimento da atuação de recursos de ensino lúdicos
como promotores da construção de conhecimentos específicos, da criação de
um ambiente favorável para o desenvolvimento de habilidades inerentes às
atividades lúdicas e para o convívio social. No entanto, a literatura consultada
relata a utilização pontual de atividades lúdicas didáticas, não existindo
ludotecas escolares ou universitárias, da forma como é apresentada nesta
pesquisa. Buscando-se investigar o interesse dos professores de Química em
utilizar jogos didáticos, foram implantadas cinco Ludotecas de Química (local
que disponibiliza atividades lúdicas para empréstimo, dentro da escola, como
acontece o empréstimo de livros em uma biblioteca) em cinco colégios públicos
da Rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, localizados em Campos dos
Goytacazes e região. O objetivo das Ludotecas de Química foi oferecer aos
professores que atuam no ensino médio uma opção para diversificar as
atividades escolares. O acervo de jogos didáticos foi planejado,
criado/adaptado e confeccionado pela autora. O presente estudo foi
acompanhado, bimestralmente, durante três anos letivos e desenvolveu-se na
perspectiva da pesquisa-ação, utilizando como metodologia qualitativa a
análise de conteúdo e como metodologia quantitativa a análise por meio de
escalas ordinais. A fundamentação teórica sobre o aprender utilizando jogos
didáticos foi a visão histórico-cultural de Vygotsky. Participaram nove
professores, mais a autora, a qual lecionava em dois colégios. Os resultados
revelaram que a utilização dos jogos foi facilitada e incentivada por estarem
disponíveis dentro dos colégios, pois os docentes alegaram que, mesmo
cientes dos benefícios alcançados, não confeccionariam os jogos por falta de
tempo. Os professores participantes modificaram as concepções sobre o uso
de jogos didáticos no ensino de Química, percebendo que os mesmos foram
capazes de auxiliar o aprendizado; melhorar a interação aluno-aluno e alunoprofessor;
e tornar o ambiente da sala da aula mais dinâmico. Portanto, a
implantação das ludotecas foi o diferencial para tornar viável a adesão dos
docentes ao ensino lúdico. Os diretores e professores apontaram a
VIII
necessidade da realização de outros projetos dentro das unidades escolares,
semelhantes a este; de cursos de formação continuada; da melhoria na carreira
docente e da infraestrutura dos colégios da Rede Estadual do Rio de Janeiro,
para incentivar e apoiar os docentes na mudança de sua prática. Os alunos
reconhecem (65,5%) que a utilização dos jogos didáticos não se constitui,
apenas, em um momento de diversão durante as aulas e concordaram (74,3%)
que a compreensão dos conteúdos melhorou após a utilização das atividades
lúdicas. Esperamos apresentar à comunidade científica que jogos didáticos
constituem um recurso de ensino válido, o qual deve ser conhecido pelos
professores durante sua formação inicial e/ou continuada, para favorecer a
aprendizagem dos conteúdos e habilidades necessários ao entendimento da
Química.