Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
História (33009015078P3)
A TRAJETÓRIA DE RAIMUNDO CELA E A CULTURA ESCOLAR DA ENBA (1910-1930).
VERA ROZANE ARAUJO AGUIAR FILHA
DISSERTAÇÃO
01/12/2017

Esta dissertação discute a trajetória de Raimundo Cela em sua formação artística na Escola Nacional de Belas Artes entre os anos de 1910 e 1930. Nascido em Camocim, no Ceará, Cela ingressou na ENBA em 1910, matriculando-se como aluno livre. Em 1917, foi vencedor da 24º Exposição Geral de Belas Artes, com a pintura O Último diálogo de Sócrates, recebendo o prêmio de viagem ao estrangeiro para continuar seus estudos na Europa. Explorarei os caminhos do artista na instituição, analisando a cultura escolar da ENBA à época, compreendendo as relações entre forma escolar, normas, tradições e práticas, tanto da personagem como de seus contemporâneos. O argumento central deste trabalho é que a prática artística de Raimundo Cela dialoga com os diversos elementos da cultura da escola e não se limita às demarcações de estilos ou conceitos estabelecidos previamente para a arte do período republicano. Utilizando de documentação interna da escola, além dos registros pessoais de Raimundo Cela e fontes bibliográficas, construirei a trajetória da personagem no cotidiano escolar da ENBA em meio às transformações e permanências durante as primeiras décadas dos Novecentos, articulando questões e referenciais da História e da História da Arte no Brasil.

Raimundo Cela;Cultura escolar;ENBA;formação artística;Primeira República.
This dissertation discuss the trajectory of Raimundo Cela during his scholarship time in National School of Fine Arts (ENBA), at Rio de Janeiro, between 1910-1930. Cela was born in Camocim, state of Ceará, Brazil. Joined at ENBA in 1910, as a free student. In 1917, won the 24th National Exihibition of Fine Arts, for the painting The Last Dialogue of Socrates, earning the prize of foreign study in Europe. The study goes through ENBA's everyday life, analysing it's school culture, the connections among school form, norms, traditions and practices. I argue that the artistic practice of Raimundo Cela dialogues with several elements of ENBA's school culture and does not limit itself to art styles or prior concepts about art in Brazilian First Republic. I use institutional archives and Cela's personal sources to draw his trajectory at ENBA in the first decades of Twentieth-century. The study is based on the topics and methods of History and History of Art.
school culture;ENBA;artistic education;Brazilian First Republic.
01
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
INSTITUIÇÕES, VIDA MATERIAL E CONFLITO
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Banca Examinadora

MARIA RITA DE ALMEIDA TOLEDO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARTA MARIA CHAGAS DE CARVALHO Docente - COLABORADOR
ANA PAULA CAVALCANTI SIMIONI Participante Externo

Vínculo

Colaborador
Outros
Outros
Não