A presente tese tem por objetivo modelar a área de CTS (Ciência, Tecnologia e
Sociedade) a partir das 79 (setenta e nove) teses de doutoramento brasileiras
publicadas dentro das áreas de Ensino e Educação da CAPES (Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), de 1993, a primeira de Silvia Luzia
Frateschi Trivelato, até 2017 (junho). A modelagem deverá estruturar, mapear ou
representar a área a partir de seus dados e relações sociais entre atores materiais ou
não, como: (i) instituições de ensino; (ii) programas de pós-graduação; (iii) autores,
orientadores e bancas; (iv) referências bibliográficas; e (v) palavras-chave. A pesquisa
utilizou a ferramenta de Análise de Redes Sociais juntamente com a Teoria de Grafos
para modelar a área. Compreendendo que cada tese (obra) e sua defesa selam
relações sociais entre atores humanos e materiais, o presente trabalho buscou
entender como se relacionam os programas de pós-graduação e instituições de
ensino, como são as relações estabelecidas, quais os mais presentes, os mais
próximos e que mais intermedeiam as relações da área. Nas defesas de tese, são
criadas relações entre os autores das teses, seus orientadores e pesquisadores que
compõem as bancas de avaliação. Assim, como se modelam essas relações, quem
são os mais influentes, quem mais intermedeia a rede. Nas escolhas das referências
bibliográficas das teses, quais as mais importantes e recorrentes para área, quais os
autores mais citados, quando, se houver, o núcleo de referências do CTS brasileiro foi
estabelecido, como é composto esse núcleo. Ademais, com as palavras-chave, quais
são os temas que orbitam a temática CTS. Como resultados, dentre as 69 (sessenta e
nove) instituições de ensino, as com maiores destaques, em ordem alfabética, são:
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ),
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), Universidade de Brasília (UnB),
Universidade de Santa Maria (UFSM), Universidade de São Paulo (USP),
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Estadual Paulista
(UNESP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de
São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Dentre os 312
(trezentos e doze) pesquisadores que se relacionam, destacam-se, em ordem
alfabética: Alice H. C. Pierson, Alvaro Chrispino, Décio Auler, Demetrio Delizoicov
Neto, Denise de Freitas, Irlan von Linsingen, Jose A. P. Angotti, Maria D. Maciel, Maria
R. D. Kawamura, Roberto Nardi, Sonia M. S. C. de S. Cruz, Suzani C.Souza, Sylvia R.
P. Maestrelli, Vivian L. da Rosa, Walter A. Bazzo, Washington L. P. de Carvalho e
Wildson L. P. dos Santos.As obras mais referenciadas, em ordem cronológica, são:
Bazzo (1998b); Auler e Bazzo (2001); Santos e Mortimer (2002). Os autores mais
citados são, em ordem alfabética: Ángel Vázquez Alonso, Décio Auler, Demetrio
Delizoicov Neto, Glen S. Aikenhead, Irlan von Linsingen, Jose A. P. Angotti, José A.
Acevedo-Díaz, Paulo Freire, Walter A. Bazzo e Wildson L. P. dos Santos. Dentre as
196 (cento e noventa e seis) palavras-chave presentes nas teses, os temas que
orbitam o acrônimo CTS, em ordem de proximidade: Ensino de Ciências, Formação de
Professores, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Paulo Freire, Educação Científica,
Análise de Discurso, Educação Tecnológica, Participação e Questões Sociocientíficas.