Introdução: O acesso do residente de Pediatria ao treinamento em Reumatologia Pediátrica é deficitário mesmo em países desenvolvidos, onde 40% dos programas de residência de Pediatria não têm esta especialidade na grade curricular. No Brasil, este problema é ainda maior, pois os centros referência são escassos. Além disto, estima-se que até 190 mil crianças e adolescentes tenham alguma doença reumática. Uma vez que o pediatra é o responsável pelo primeiro atendimento e eventual encaminhamento,
devemos utilizar todos os recursos para um ensino mais direcionado para as principais doenças reumáticas da infância e adolescência. Objetivos: Elaborar, implementar e avaliar um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) online em Reumatologia Pediátrica, direcionado aos residentes em pediatria,
analisando sua efetividade e seus índices de satisfação. Métodos: Foram convidados 92 residentes de Pediatria do primeiro e segundo ano do Hospital Infantil João Paulo II (n=44) e da Universidade Federal de São Paulom(n=48) a participar do estudo. Os residentes foram divididos de forma randomizada em grupo caso (que responderam o teste pré-curso, assistiram aos seis módulos virtuais de Reumatologia Pediátrica, com temas selecionados e conteúdos elaborados a partir da experiência de especialistas, e depois responderam o teste pós-curso e um questionário de satisfação) e grupo controle (que não teve acesso ao AVA e respondeu ao teste pré-curso e, após 4 semanas, respondeu ao teste pós-curso).
Resultados: Quarenta e sete residentes (51% de taxa de resposta) completaram sua participação no projeto. No grupo caso (n=24), o percentual médio de acertos foi 14,05% [7,28%; 20,82%] maior no teste pós-curso quando comparado ao teste précurso (p=0,000). No teste pós-curso, houve diferença significativa (p=0,045) entre os grupos caso e controle (n=23), sendo que, o percentual médio de acertos foi 8,41% [0,17% ;16,65%] maior no grupo caso. Na avaliação da satisfação em relação ao uso
do AVA, os residentes consideraram o design do site atrativo (79%), com informações distribuídas de forma lógica e clara (83,3%) e fácil de navegação (91%). Eles relataram um conhecimento prévio ruim em Reumatologia Pediátrica (91%), e concordaram que houve um bom aprendizado em Reumatologia Pediátrica através da metodologia (75%), assim como adequado o uso do AVA como ferramenta de aprendizagem (91%). Em relação aos temas dos módulos de ensino, estes foram considerados legíveis (>90%), adequados (>90%) e objetivos (>90%). Conclusão: O ambiente virtual de aprendizado em Reumatologia Pediátrica se mostrou uma ferramenta de ensino eficaz e com altos índices de satisfação na sua utilização. Esta ferramenta pode ser útil para difundir o conhecimento em Reumatologia Pediátrica, fornecendo ao residente em pediatria um conhecimento adequado para a avaliação e conduta inicial de pacientes com doenças reumáticas da infância.