SINICO DA CUNHA, A. A qualidade da execução instrumental e a sua relação
com a ansiedade de performance musical de estudantes de flauta. Tese
(Doutorado em Música). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, 2017.
O presente estudo visou investigar a qualidade da execução instrumental por
meio do excerto orquestral do Prélude à l´après-midi d´um faune, de Claude
Debussy e sua relação com a ansiedade de performance musical de
estudantes de flauta. O pressuposto teórico utilizado para a avaliação da
qualidade da execução instrumental encontra-se baseado no Modelo de
Processo de Avaliação da Execução Musical, de McPherson & Thompson
(1998), enquanto que a ansiedade de performance musical está subsidiada
pelo modelo tríplice, desenvolvido por Wilson & Roland (2002) e Valentine
(2002), além da Teoria Cognitiva da Ansiedade, de Beck & Clark (1997). Para a
metodologia, utilizou-se a abordagem mista de caráter semi experimental, cujos
sujeitos são estudantes de flauta dos cursos de Bacharelado em Música de
Instituições de Ensino Superior do Brasil. O procedimento semi experimental
consistiu na realização de uma tarefa musical gravada em áudio, em situações
de performance musical distintas, precedido pela coleta de dados por meio de
instrumentos de autoavaliação psicológica e aferição de medidas fisiológicas,
conforme protocolo de coleta de dados. Cinco flautistas profissionais avaliaram
a qualidade da execução instrumental a partir das gravações e por meio de
uma Escala de Avaliação para a Execução na Flauta, proposta no presente
estudo. A análise de dados ocorreu em duas etapas: na qualitativa, analisou-se
o conteúdo dos comentários dos avaliadores diante da execução dos
estudantes de flauta; e na quantitativa, analisou-se, por estatística descritiva e
não paramétrica, as associações entre a qualidade da execução instrumental,
por intermédio das competências técnicas e interpretativas da flauta, e a
ansiedade de performance musical. Os resultados apontaram uma relação
direta e não proporcional, apresentando melhora da qualidade na execução
instrumental no estudo individual e redução dos sintomas de ansiedade na
audição. A afinação e o timbre foram as competências técnicas e
interpretativas mais influenciadas negativamente pela ansiedade. No entanto,
foi na acurácia rítmica que a maioria dos estudantes de flauta se mostrou
menos proficiente. Por fim, a expertise musical e o conhecimento prévio do solo
de flauta demonstraram relevância tanto na proficiência técnica e interpretativa
no instrumento quanto na redução da ansiedade de performance musical. Além da tese de doutorado realizou três recitais como requisitos para obtenção do título de doutor. O primeiro recital foi realizado Aos vinte e um dias do mês de novembro do ano de dois mil e treze, às dezessete horas e trinta minutos, no Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes, situado na Rua Senhor dos Passos, 248, Centro, Porto Alegre - RS, reuniu-se a Banca Examinadora convidada pela Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para examinar o Recital de Doutorado apresentado pelo aluno ANDRÉ SINICO DA CUNHA como um dos requisitos ao Título de Doutor em Música, Área de Concentração Práticas Interpretativas (Flauta). A Banca Examinadora foi constituída pelas seguintes professoras: Drª. Lúcia Becker Carpena (UFRGS), Drª. Regina Antunes Teixeira dos Santos (UFRGS) e Drª. Catarina Leite Domenici (UFRGS). Os trabalhos foram presididos pelo Prof. Dr. Leonardo Loureiro Winter (UFRGS).
Programa
Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788)
Sonata em Lá Menor para flauta solo, Wq. 132
-Poco Adagio
-Allegro
-Allegro
Olivier Messiaen (1908-1992)
Le Mele Noir para flauta e piano (1951)
Intervalo
Charles-Marie Widor (1844-1937)
Suite Op. 34 para flauta e piano (1898)
-Moderato
-Scherzo
_romance
-Final
Franck Martin (1890-1974)
Ballade para flauta e piano (1939)
O segundo recital foi realizado aos vinte e dois dias do mês de abril do ano de dois mil e dezesseis, às dezessete horas e trinta minutos, no Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes, situado na Rua Senhor dos Passos, 248, Centro, Porto Alegre - RS, reuniu-se a Banca Examinadora convidada pela Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para examinar o Recital de Doutorado apresentado pelo aluno ANDRÉ SINICO DA CUNHA como um dos requisitos ao Título de Doutor em Música, Área de Concentração Práticas Interpretativas (Flauta Transversal). A Banca Examinadora foi constituída pelos seguintes professores: Dr. Camilo Rosa Simões (UFRGS), Drª. Lúcia Becker Carpena (UFRGS) e Drª. Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling (UFRGS). Os trabalhos foram presididos pelo Prof. Dr. Leonardo Loureiro Winter (UFRGS).
Programa
Marlos Nobre (1939)
Solo I para flauta
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Partita em Lá menor BWV 1013
- Allemande
- Corrente
- Sarabande
- Bourrée anglaise
Sigfrid Karg-Elert (1877-1933)
Sonata “Appassionata” em F# menor para flauta solo Op.140
Malcolm Arnold (1921-2006)
Fantasy para flauta solo Op.89
Intervalo
Philippe Gaubert (1879-1941)
Sonata n°1 em Lá Maior para flauta e piano
- Modéré - Allegretto vivo
- Lent
- Allegro moderato - Modéré
André Jolivet (1905-1974)
Chant de Linos para flauta e piano
O terceiro recital foi realizado Aos quinze dias do mês de dezembro do ano de dois mil e dezesseis, às dezessete horas, na Sala Armando Albuquerque do Instituto de Artes, situado na Rua Prof. Annes Dias, 112-15º andar, Centro, Porto Alegre - RS, reuniu-se a Banca Examinadora convidada pela Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para examinar o Recital de Doutorado apresentado pelo aluno ANDRE SINICO DA CUNHA como um dos requisitos ao Título de Doutor em Música, Área de Concentração Práticas Interpretativas (Flauta). A Banca Examinadora foi constituída pelos seguintes professores: Drª. Regina Antunes Teixeira dos Santos (UFRGS), Drª. Catarina Leite Domenici (UFRGS) e Dr. Daniel Wolff (UFRGS). Os trabalhos foram presididos pelo Prof. Dr. Leonardo Loureiro Winter (UFRGS).
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Sonata em Si menor para flauta e cravo BWV 1030
-Andante
-Largo e dolce
-Presto
Henri Dutilleux (1916-2013)
Sonatine (1943) pour flûte et piano
- Allegretto
-Andante
Animé
Astor Piazzolla (1921-1992)
Tango-Études (1987) pour flûte seule
1. Décidé
3. Molto marcato e enérgico
Mozarte Camargo Guarnieri (1907-1993)
Sonatina (1947) para flauta e piano
- Allegro
-Melancólico
-Saltitante