Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
O USO DA METODOLOGIA ADDIE NO DESIGN INSTRUCIONAL DE UM MINICURSO ONLINE DE ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR
LUCIO VASCONCELOS DOS SANTOS
DISSERTAÇÃO
08/12/2017

As disciplinas de AP (Algoritmos e Programação) fazem parte dos currículos de diversos cursos de graduação, não somente da área de Computação, como também de Engenharias e Ciências Exatas. O ensino de fundamentos comumente utilizados em programação, como os algoritmos ou o uso de estratégias para resolver problemas, pode ampliar as possibilidades dos estudantes desenvolverem seu pensamento abstrato e seu raciocínio lógico-matemático. Porém, estudantes têm encontrado desafios na aprendizagem de tais conteúdos, e que podem estar relacionados a índices de reprovação e de evasão. Diversos fatores podem estar associados a estas dificuldades, mas destacam-se, como foco deste trabalho, o pensamento abstrato e raciocínio lógico-matemático. Com o objetivo de apoiar as disciplinas presenciais dos cursos de graduação do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina, este trabalho apresenta o processo de criação de um minicurso online no ambiente AdapWeb®, a partir de conceitos de DI (Design Instrucional) seguindo o modelo ADDIE (Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation – Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação). O produto educacional deste trabalho é, portanto, o Minicurso de Algoritmos e Programação, denominado MAP, desenvolvido no AdaptWeb (Ambiente de Ensino-Aprendizagem Adaptativo na Web), mas que pode ser referência para futuras melhorias, adaptações ou ampliações. Foram elaborados mais de 200 objetos de aprendizagem, dentre conceitos, exemplos e exercícios, distribuídos em 11 tópicos, relacionados aos temas considerados fundamentais para a aprendizagem de AP. O AdaptWeb®, permite ao estudante rever tópicos, acessando-os de modo online, na hora e local mais conveniente, de forma sequencial ou livre, no seu próprio ritmo de aprendizagem. Para a aplicação prática desta dissertação, disponibilizou-se o minicurso durante parte de um semestre letivo da universidade, de forma optativa, aos estudantes que cursavam as disciplinas relacionadas a AP naquele período. Como resultado, observou-se uma importante colaboração por parte dos professores, o que incentivou o grande número de participantes: dos 139 inscritos inicialmente, 61 concluíram o minicurso. Na opinião dos estudantes, avaliada por um questionário de satisfação utilizando escala de Likert, o desenvolvimento desta proposta foi capaz de auxiliar estudantes com dificuldades iniciais de aprendizado de AP, por meio de recursos e métodos que aumentassem a sua satisfação ao cursar as disciplinas presenciais.

ADDIE;Design Instrucional;Algoritmos;Programação
The AP (Algorithms and Programming) disciplines are part of the curricula of several undergraduate courses, not only in the Computer Science area, but also in Engineering and Sciences. The teaching of principles commonly used in programming, such as algorithms or the use of problem-solving strategies, can help students to develop their abstract thinking and logical-mathematical thinking. However, students have encountered challenges in learning such content, which may be related to fail and evasion rates. Several factors may be associated with these difficulties, but the focus of this work is abstract thinking and logical-mathematical thinking. With the objective of supporting the undergraduate courses of the Technological Sciences Center of the State University of Santa Catarina, this paper presents the process of creating an online mini-course in the AdapWeb® environment, based on ID (Instructional Design) concepts, following the ADDIE (Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation) model. The educational product of this work is therefore the Mini-Course of Algorithms and Programming, called MAP, developed in the AdaptWeb (Adaptive Learning-WebLearning Environment), but it can be a reference for future improvements, adaptations or extensions. Over 200 learning objects were elaborated, among concepts, examples and exercises, distributed in 11 topics, related to the themes considered fundamental for the learning of AP contents. AdaptWeb® allows students to review topics by accessing them online, at the most convenient time and place, sequentially or freely, at their own pace of learning. For the practical application of this dissertation, the mini-course was made available during part of a university semester of the university, in an optional way, to the students who studied the disciplines related to AP in that period. As a result, there was significant collaboration among teachers, which encouraged the large number of participants: of the 139 initially enrolled, 61 completed the mini-course. In the opinion of the students, evaluated by a satisfaction questionnaire using Likert scale, the development of this proposal was able to help students with initial difficulties in the learning of AP contents, through resources and methods that increase their satisfaction when studying in presential disciplines.
ADDIE;Instructional Design;Algorithms;Programming
133
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Novas abordagens para o ensino de lógica de programação: estudo, análise e uso das estratégicas didático-pedagógicas e dos recursos tecnológicos

Banca Examinadora

ISABELA GASPARINI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARILIA ABRAHAO AMARAL Participante Externo
TATIANA COMIOTTO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação 14

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
MINICURSO ONLINE DE ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO