Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
COSMÉTICOS COMO TEMÁTICA CENTRAL PARA A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO ENSINO DOS CONCEITOS QUÍMICOS DE POLARIDADE E SOLUBILIDADE
ELAINE NEVES DE GASPERI
DISSERTAÇÃO
01/12/2017

Por meio da construção de conhecimentos químicos é possível compreender alguns conceitos importantes sobre a natureza da matéria, conhecendo suas propriedades a partir da estrutura atômica, além das diversas possibilidades de transformação da mesma. Muito do que se aprende em Química não pode ser visto macroscopicamente, e este fato se torna um dos pontos de dificuldade para o ensino e a aprendizagem desta ciência. Falar do átomo, de sua estrutura ou de seu comportamento frente a outros átomos, sem que se possa representá-lo de forma concreta, requer por parte do aluno um grande esforço para a formação dos conceitos. Nesse sentido, instrumentos auxiliares dos processos de ensino e aprendizagem, tais como réplicas de modelo atômico, analogias, experimentos e outras iniciativas metodológicas, têm sido utilizadas com o intuito de favorecer a prática educacional. O movimento de instrumentalizar o processo de ensinoaprendizagem pode ser bem explorado se faz uma ponte entre as ações de transposição didática e o uso de elementos presentes no momento social, histórico e cultural vivido pelo aluno. Nesse sentido, a escolha de cosméticos como temática central para o estudo de conceitos químicos parece oportuna, já que a preocupação com a beleza, os cuidados com a higiene pessoal e o crescente posicionamento do Brasil nesse cenário de produção e consumo de produtos cosméticos configuram um indicador de que tais produtos já fazem parte do cotidiano de professores e alunos, e que ainda estão presentes no contexto socioeconômico atual. Sob esse olhar, elaboramos como produto educacional um caderno de apoio ao professor contendo atividades para o ensino dos conceitos químicos de polaridade e solubilidade a partir da temática cosméticos. Este produto será destinado a apoiar o professor de Química do Ensino Médio, fase esta em que tais conceitos são ensinados e ainda estão interligados a outros conceitos químicos dentre os quais podemos destacar interação Química, reações Químicas e conceito de soluções e misturas. Os conceitos de polaridade e solubilidade serão abordados dentro do contexto da temática cosméticos, através da proposição de dramatização, problematização, experimentos e oficinas. Com estas atividades esperamos poder auxiliar o professor a oportunizar uma aproximação dos alunos com os conceitos científicos de forma dinâmica, porém, sem descaracterizar os conceitos químicos. Ao criarmos a relação entre alguns conceitos e elementos do cotidiano dos alunos, pretendemos que esta seja uma ação de mediação da qual o professor poderá lançar mão em sua prática educativa, ação esta que requer constantes movimentos de transposição didática no intuito de auxiliar o aluno a internalizar os conceitos ensinados.

Ciências;ensino;instrumentalização;cosméticos;temática;cotidiano;polaridade;solubilidade
Through the construction of chemistry knowledge is possible to comprehend some important concepts about the nature of the matter, knowing its properties from the atomic structure and its many transformations. Much of what is learned in chemistry cannot be seen macroscopically, and this fact becomes one of the difficulties of the teaching and learning of this science. Talking about the atom, of its structure or its chemical behavior in front of other atoms, without representing it in the concrete form, requires a big effort of the student to form the concepts. Seen in these terms, auxiliary instruments of the teaching and learning processes, such as atom replicas, analogies, experiments and other methodology initiatives has been used in order to enhance the educational practice. The movement of instrumentalize the teaching-learning process can be well explored if we make a bridge between the actions of the didactic transposition and the use of the present elements in the social, historical and cultural moments experienced by the student. In this way, the choice of the cosmetics as a central thematic for the study of chemistry concepts seems desirable, once the beauty concern, hygiene self-care and the crescent Brazil’s placing in this production scenario and cosmetic products consumption represents an indicator that these products are already part of the daily routine of teachers and students, and are still present in the actual socioeconomic context. Under this perspective, we have elaborated, as an educational product, a teacher’s workbook containing activities to support the teaching of chemistry concepts of polarity and solubility using the cosmetics thematic. This product has the intention to support the High School’s chemistry teacher, phase in which these concepts are taught and still are linked to other chemistry concepts among which we can mention chemical interaction, chemical reactions and the concepts of solutions and mixtures. The conceptions of polarity and solubility will be discussed in the context of the cosmetics thematic, through a proposal of dramatization, questioning, experiments and workshops. With this activities we hope to help the teacher make an approach of the students with the scientific concepts in a dynamical way, however, without deprive the characteristics of the chemical concepts. When the connection between some chemical concepts and daily elements of the students are raised, we intend that this may be a mediation action which the teacher could use in his educational practice, action that requires constant movements of didactic transpositions in order to help the student internalize the taught concepts.
Sciences;Teaching;Instrumentalization;Cosmetics;Thematic;Daily Routine;Polarity;Solubility
143
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Práticas educativas em ciências, matemática e tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores.

Banca Examinadora

MARIA DA GRACA MORAES BRAGA MARTIN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALEX BELLUCCO DO CARMO Participante Externo
VERA REGINA MEDEIROS ANDRADE Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
VAMOS ENSINAR COM COSMÉTICOS? ATIVIDADES DE APOIO AO PROFESSOR NO ENSINO DE POLARIDADE E SOLUBILIDADE TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO