Governo Federal

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PLANEJAMENTO E DINÂMICAS TERRITORIAIS NO SEMIÁRIDO (23002018070P0)
MEMÓRIAS DA EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO SEMIÁRIDO POTIGUAR
FRANCISCO JOAO DE DEUS DE CARVALHO
DISSERTAÇÃO
27/10/2017

Estuda-se o processo de criação e implantação do Câmpus da UFERSA em Pau dos Ferros/RN, por meio da captura de memórias dos sujeitos que participaram do Coletivo responsável pela sua fundação. A criação do referido Câmpus foi resultante de um processo permeado por disputas em torno de ideias e interesses, de um conjunto de atores sociais que almejavam a criação de um câmpus de uma IFES no município. O processo durou cinco anos e envolveu ampla negociação política entre as esferas local/regional e federal e sua autorização, pelo MEC, aconteceu mediante grande pressão política do Coletivo. Para rememorar a história da criação desta instituição, utilizou-se a memória como método de pesquisa, a partir de Halbwachs (2006) e Alberti (2004), na tentativa de captar as lembranças e impressões dos sujeitos que protagonizaram o processo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com treze (13) sujeitos, para colher os testemunhos acerca do evento. As narrativas foram analisadas através da metodologia proposta por Santos Júnior (2013), Ciranda Cartográfica de Saberes e Conhecimentos. Por meio da representação gráfica da Ciranda foram apresentadas as falas dos sujeitos da pesquisa interpoladas com um conjunto de documentos (atas de reuniões, notícias, entre outros). Conclui-se que a instalação da UFERSA no município constituiu-se em um instrumento de ordenação territorial, impulsionador do desenvolvimento urbano-regional, fruto de políticas públicas que garantiram investimentos para as áreas interiorizadas do país, e que por isso, tem contribuído para mudar a realidade difícil da região. Apontou-se que uma IFES em um município de pequeno porte pode gerar ganhos para a economia urbana e para a região do entorno. Em suma, o engajamento dos atores no processo pode levar a uma nova forma de se planejar, atentando para processos mais democráticos, onde a dimensão territorial das políticas é considerada, assim como as demandas da sociedade e do local.

Políticas Públicas;Educação Superior;Instituições de Ensino Superior;Coletivo;Memória
The process of creation and implantation of The Federal Rural University of the Semiarid Region (UFERSA) Campus in Pau dos Ferros county, in the state of Rio Grande do Norte (RN), is studied through the capture of memories of the subjects who participated in the group responsible for its foundation. The creation of the Campus was the result of a process permeated by disputes around ideas and interests of a social actor group who wanted the creation of a Federal Institute of Higher Education (IFES) campus in that county. The process lasted five years and involved extensive political negotiation among local/regional and federal level. The authorization of the operation of the campus by the Brazilian Education Ministry (MEC) happened under great political pressure from that group. In order to recall the history of the creation of this institution, memory was used as a research method, based on Halbwachs (2006) and Alberti (2004), in an attempt to capture the memories and impressions of the subjects who carried out the process. Semi-structured interviews were conducted with thirteen (13) subjects to collect the testimonies about the event. The narratives were analyzed through the methodology proposed by Santos Júnior (2013), Cartography Ring of Knowledge and Expertise. Through the graphic representation of the Ring, the speeches of the research subjects interpolated with a set of documents (minutes of meetings, news, etc.) were presented. The conclusion is that the installation of UFERSA in Pau dos Ferros county constitutes a territorial planning instrument, the driver of urban-regional development. It is the result of public policies that ensured investments to the interior of Brazil and, consequently, have contributed to change the difficult reality of that region. It was pointed out that an IFES in a small county can generate gains to the urban economy and surrounding region. In short, the engagement of actors in the process can lead to a new way of planning, focusing on more democratic processes, in which the territorial dimension of policies is considered, as well as society and local demands.
Public Policies;Higher Education;Higher Education Institutions;Group;Memory.
ÚNICO
193
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Contexto

Território do Semiárido
PLANEJAMENTO, TERRITORIOS E POLITICAS PUBLICAS
ESTADO, TERRITÓRIO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Banca Examinadora

ALCIDES LEAO SANTOS JUNIOR
Sim
Nome Categoria
LARISSA DA SILVA FERREIRA Docente
GEOVANIA DA SILVA TOSCANO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim