O Mapeamento Conceitual (MC) tem sido utilizado como estratégia de ensino para diferentes conteúdos curriculares, desde o ensino fundamental até os níveis superiores de formação. Objetivos: avaliar o uso da estratégia mapeamentos conceituais para o ensino dos estudantes de enfermagem sobre tomada de decisão administrativa e o desempenho dos estudantes no aprendizado dos modelos da tomada de decisão administrativa a partir da construção de mapeamentos conceituais. Método: pesquisa-ação, de natureza mista, quantitativa e qualitativa; subdividida em quatro fases: planejamento, no qual construiu-se o plano da disciplina e validou-se os conteúdos; ação, com desenho quase-experimental, baseado em estudos de casos administrativos; monitoramento da construção dos mapeamentos conceituais; avaliação, com aplicação de critérios de correção. A análise dos dados baseou-se nos conteúdos, estrutura e taxonomia topológica dos mapeamentos conceituais. Análise descritiva, utilizando frequência, medidas de tendência central e dispersão para os dados quantitativos. Resultados: estudantes da 2ª e 3ª séries da graduação em Enfermagem, de uma instituição pública federal da cidade de São Paulo, Brasil; matriculados em uma disciplina eletiva, e que atenderam aos critérios de inclusão. Dez estudantes foram participantes, e cada um construiu quatro mapeamentos conceituais, perfazendo um total de 40 mapeamentos; idade entre 22 e 24 anos (n=6; 60%); a maioria do sexo feminino (n=6; 60%), familiarizada com mídias digitais e conhecedora da estratégia de ensino Mapeamento Conceitual. Quanto ao desempenho no aprendizado dos conteúdos de tomada de decisão administrativa, a média das pontuações (0-10) ficou em 6,8 para o MC1; 6.65 para o MC2; 6.35 para o MC3 e 6.03 para o MC4. O resultado do Teste Shapiro Wilk não foi significativo (p>0,05), confirmando a distribuição normal e endossando os achados na Curva de Gauss. Quanto à estrutura, apresentavam-se com vários níveis de hierarquização; alto quantitativo de conceitos; proposições válidas (com maior frequência) e inválidas (em menor frequência); poucas relações cruzadas encontradas. Quanto à taxonomia topológica, a maioria dos mapeamentos conceituais construídos obtiveram classificações nível 3 (15/40) e nível 5 (11/40). Conclusão: a utilização de mapeamento conceitual para o ensino de preceitos teóricos da tomada de decisão administrativa demonstrou ser factível, com desempenho médio dos estudantes acima 6,0 pontos. Na avaliação qualitativa, os mapeamentos conceituais apresentavam estrutura cognitiva elaborada, bem ramificada, complexa, com conceitos interligados e coesos.