Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Ensino de História (31001017155P1)
“ESCOLA SEM PARTIDO”: RELAÇÕES ENTRE ESTADO, EDUCAÇÃO E RELIGIÃO E OS IMPACTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
FERNANDA PEREIRA DE MOURA
DISSERTAÇÃO
19/12/2016

A presente dissertação investiga o Movimento Escola sem Partido, os projetos de lei Escola sem Partido e projetos a ele relacionados e suas consequências para o ensino de história. Analisamos o movimento como parte de um movimento conservador característico da sociedade brasileira, entendendo que os projetos do tipo escola sem partido funcionam no campo da educação como mecanismos de contenção que agem em conjunto com os mecanismos de imposição (ensino religioso e moral e cívica) contra os avanços da laicidade do estado e da secularização da cultura. O foco da análise são os projetos em tramitação no Congresso Nacional relacionando-os aos projetos em tramitação em estados e municípios. Também foram examinadas em perspectiva históricas as relações entre as religiões e o estado brasileiro no campo das políticas públicas para educação em diálogo com um movimento conservador maior presente em vários outros países. Por fim, são examinados os impactos dos projetos escola sem partido, bem como de suas bases ideológicas subjacentes, para o ensino de história no que tange a uma educação voltada para a democracia e que inclua o respeito ao outro, com foco na questão das relações de gênero.

Ensino de História;ESCOLA SEM PARTIDO;RELIGIÃO;GÊNERO;LAICIDADE
"Party-free Education": relations between State, education and religion and impacts in History teaching This Masters' essay investigates the "Party-free Education" movement, the "Party-free Education" bills of law, other related bills and their effects on the field of History teaching. We analyse the movement as part of a larger conservative movement characteristic of Brazilian society and the bills of law that represent it in the educational field as contention mechanisms that act together with imposition mechanisms (religious education, moral and civics) against advances of the proces of secularization in politics and culture. This analysis's main focus are the bills currently proceding in the National Congress, relating them to the bills proceding in states and cities. We also evaluate the relations between religions and the Brazilian State regarding public policies for education and the activities of a larger conservative movement present in several countries. At last, we analyse the impacts of the "Party-free Education" bills, as well as their ideological udertones to History teaching and a conception of democratic education that includes the respect to others, focusing on the question of gender relations.
HISTORY TEACHING;FREE-PARTY EDUCATION;RELIGION;GENDER;SECULARISM
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE HISTÓRIA
SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
O ensino das ditaduras do século XX na educação básica: história, memória e metodologia

Banca Examinadora

ALESSANDRA CARVALHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CINTHIA MONTEIRO DE ARAUJO Docente - PERMANENTE
FERNANDO DE ARAUJO PENNA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em História Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.